instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Notícias

Satc 2030: começam as ações para uma instituição do futuro

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
03/09/2018 07:02
Notícias

Nos seus quase 60 anos de história na região, a Satc sempre teve em seu alicerce educação e tecnologia. A partir de agora, a instituição que já formou milhares de alunos nas mais variadas áreas do conhecimento, avança e passa a incluir em sua missão a cultura do inovar. Para isso, surge o Satc 2030, uma Plataforma que tem no Empreendedorismo Criativo e na Inovação os pilares de uma mudança visando a próxima década e o futuro da escola.

Uma série de ações está no planejamento da Plataforma Satc 2030. As primeiras etapas começaram na última semana, com a assinatura do convênio entre a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e a Satc. A iniciativa tem como objetivo impulsionar a cultura de inovação em todas as esferas de ensino. Um treinamento com colaboradores, professores e a direção da instituição começou na sexta-feira (31), com a finalidade de capacitar estes profissionais durante 18 meses.

“Queremos ser um centro de inovação, com propriedade para sermos, não só no nome ou na construção de prédios. Queremos dar saltos nesta área e a parceria com Acate e o Centro Sapiens vai nos proporcionar esta mudança e projetos futuros mais ousados”, destacou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

A Plataforma 2030 está em consonância com a Agenda 2030, plano de ação que indica os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostas elencadas por membros da ONU que indicam metas para erradicar a pobreza e promover uma vida digna dentro dos limites do planeta. A Satc é signatária do Movimento Nacional ODS – Nós Podemos Santa Catarina.

Empreendendo de forma criativa

O primeiro treinamento dos colaboradores da Satc aconteceu com membros da Acate. Na pauta, a reflexão sobre experiências criativas, a verticalização da educação e a inovação social. “É uma capacitação para um grupo heterogêneo, ou seja, tem professores, técnicos, diretores. A intenção é fomentar ideias de pessoas, para as pessoas, e na sequência tornar essas ideias uma realidade, algo inovador”, comentou o professor e um dos coordenadores do Centro Sapiens, Luiz Salomão Ribas Gomez.

Ainda em 2018, a Satc vai implantar uma célula da Acate e do Centro Sapiens dentro da instituição. Será cedido um espaço de aproximadamente mil metros quadrados no Centro Tecnológico e será usado como laboratório. O Link Lab vai funcionar como uma espécie de incubadora de ideias criativas e startups. “Será um local para viabilizar inovação que é uma necessidade dos novos tempos. Quem não inovar, vai desaparecer”, ressaltou o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia, Daniel Leipnitz.

Conforme o diretor geral da Satc Carlos Antônio Ferreira, a mudança de cultura dentro da instituição marca um novo momento pelo qual a Satc vai passar. “Iniciamos uma nova Satc, a que queremos em 2030. Precisamos dar saltos, avançar neste mundo em constante transformação, e isso se consegue por meio do conhecimento e da pesquisa”, reforçou.






União da família é tema de Natal na Satc

Colaborador Satc: inscreva-se no evento de encerramento do PEC2030

Propostas trazem soluções para resolver abastecimento de energia na ponte Anita Garibaldi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: