Opinião&Mercado

Satc: inovando desde 1959

03/06/2019 11:26 Fernando Luiz Zancan
Blog, Educação, Inovação, Mercado, Tecnologia

Em 2 de maio de 1959, por uma iniciativa visionária de homens de boa vontade que olhavam a assistência social como um compromisso com a Sociedade de sua indústria, foi fundada a Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (SATC). Ao longo dos 60 anos da SATC, passou da assistência social, propriamente dita, para a educação, sempre com os olhos abertos para a comunidade mineira do carvão e geral, focando na transformação social de jovens via educação de qualidade.

Milhares de formados nos cursos de qualificação, médio, técnico e faculdade, estão em nossa região, no Estado e no mundo, levando as lembranças da sua formação integral que tiveram na SATC. Os empresários do carvão que fundaram a SATC sabiam da grande ajuda que sua ação teria na região, mas não imaginavam como, 60 anos depois, a SATC estaria inserida na comunidade. Respeitada, reconhecida como uma entidade importante para o desenvolvimento da região, com o DNA ligado às empresas, produzindo conhecimento e sempre empreendedora e inovadora.

A SATC chega aos 60 anos saudável com a certeza de ter cumprido com as demandas da indústria carbonífera de Santa Catarina, sua mantenedora e administradora e de estar presente na Sociedade. Chega aos 60 anos com a inquietude que a caracteriza, com a vontade de continuar revolucionando os métodos e processos, buscando a excelência em tudo que realiza. Chega aos 60 anos com o desejo de desenvolver novos projetos que visem o desenvolvimento de seus alunos e da região. Desafios esses, importantes num mundo que está em crescimento exponencial, fazendo com que a excelente equipe da SATC se sinta na obrigação de correr na busca de novos métodos de ensino e de aprendizagem, promovendo uma revolução na educação.

A plataforma 2030, que está em desenvolvimento, aplica conceitos inovadores na educação, na gestão e no desenvolvimento dos ativos físicos e intelectuais que a SATC dispõe. A busca da cultura do empreendedorismo, a inovação tecnológica, a criação de parceiros nacionais e internacionais, investimento na cultura da pesquisa e desenvolvimento aplicados as necessidades empresariais e a sua inserção na agenda da sustentabilidade, são pontos de relevância na caminhada do futuro da SATC. O novo salto da SATC na reinvenção, característica de ações da caminhada de sucesso até os 60 anos, tem o componente do espírito da família, do compromisso de união de todos, do amor a uma Instituição que honra os seus colaboradores. A ética nas relações, o compromisso com o bem feito, os resultados obtidos, os sucessos dessa caminhada deixam todos aqueles que estiveram à frente da SATC, com muito orgulho e com o desejo de, nos próximos 60 anos, fazer a diferença no desenvolvimento de nossa Sociedade e região.

Profissão professor: tornando meus alunos melhores do que eu

Satc: inovando desde 1959