Fórmulas

Aprender química brincando é o intuito do Projeto Quimicando

Desenvolvido pela Engenharia Química da Satc, o projeto leva ás escolas públicas experimentos

13/11/2019 16:07 Maria Alice Cavaler | Profª orientadora Marli Vitali (SC0903JP)
Faculdade Satc, Graduação, Notícias

Química é uma matéria que divide opiniões, uns a amam e outros tentam fugir ao máximo dela. O intuito do Projeto Quimicando, do curso de Engenharia Química da Faculdade Satc, é que os alunos gostem e aprendam a matéria. As reações são explicadas através de experimentos para alunos do 9° ano ao Terceirão de escolas públicas. Nesta terça-feira (12), os 40 alunos de 9° ano do colégio São Cristóvão se encantaram com as reações químicas.

“Eu gostei muito. É uma experiência nova pra gente. Como ano que vem vamos para o 1° ano é bom já sabermos o que iremos ver. Foi muito importante aprender na prática, assim reforçou o conteúdo”, comenta a aluna Nathali Vitória Teixeira.

Essa foi a quarta escola a receber a aula prática. A professora de ciências, Luciana Vieira já havia conhecido o projeto em outro colégio e chamou para sua turma. “É muito importante, pois eles não têm como ter a aula prática então ficamos muito na teoria. Assim eles conseguem concretizar o que aprenderam, estão maravilhados”, exalta.

O Projeto foi desenvolvido pela professora Morgana Sartor Faraco e as bolsistas Heloísa Gonçalves e Leticia Delfino. Os alunos aprendem a fazer reações químicas, como usar os reagentes e até colocam a mão na massa. Na aula eles viram como fazer fogo colorido, pasta de dente de elefante e transformar um liquido roxo em transparente.

“A gente sempre teve interesse de interagir com outras instituições. E como muitas escolas não possuem laboratórios de química, nós levamos a eles as experiências na prática”, explica a professora Morgana.

Propostas trazem soluções para resolver abastecimento de energia na ponte Anita Garibaldi

Acadêmicos de Design lançam mais uma edição da Letraset

Criatividade Orientada a Resultados é tema da capacitação na Faculdade Satc