Energia

Palestra discute mercado das instalações fotovoltaicas

Consultor Hilton Moreno apresentou dados sobre o setor brasileiro

13/11/2019 20:15 Redação
Ensino Técnico, Extensão, Faculdade Satc, Graduação, Notícias

Um mercado que cresceu 400% nos últimos três anos, que está com mais de 100 mil postos de trabalho abertos em todo o país. Assim está o setor de energia fotovoltaica no Brasil. Dados que estimulam os futuros engenheiros e que foram apresentados pelo consultor da Cobrecom, professor Hilton Moreno.

Durante palestra a estudantes da Satc, o professor trouxe informações técnicas e dados sobre o mercado. “Esse é um setor que espera mão de obra qualificada, por isso a necessidade de profissionais bem preparados”, ressaltou.

Entre os pontos apresentados, Moreno trouxe informações sobre Norma NBR 16690, lançada em outubro passado, e que regulamenta os principais pontos de instalação do sistema fotovoltaico. “Um levantamento mostrou que muitas coisas boas estavam sendo feitas, mas também havia problemas envolvendo as fotovoltaicas, então é fundamental implantar a norma”, ponderou o professor.

A Cobrecom é uma empresa totalmente nacional e atende a segmentos industriais, de engenharia e lojas, entre outros. No seu portfólio possui fios e cabos elétricos para instalações prediais e industriais. A empresa fez a doação de cabos que serão utilizados nas aulas práticas dos cursos técnicos, de extensão e de graduação. “É muito importante que nossos alunos tenham contato com quem está no mercado e pode trazer as discussões sobre temas atuais”, afirmou o coordenador de Engenharia Elétrica da Faculdade Satc André Tavares.

Alunos do Técnico em Informática apresentam trabalhos a gestores

Técnicos em Fabricação Mecânica fazem brinquedos e doam ao Infantil