Bom ano

O que te espera na Satc em 2020

Instituição prepara novidades para o próximo ano, focando na inovação, ensino e formação de pessoas

20/12/2019 16:26 Marli Vitali | JP 0903 SC
Centro Tecnológico, Colégio Satc, Extensão, Faculdade Satc, Institucional, Notícias, Unidade Turvo

Tecnologia na mão

Na palma da mão está o celular e nele a programação preparada pelos estudantes para movimentar carrinhos construídos por eles. São os alunos que pensam tudo, eletrônica, montagem do chassis, programação e design. Esse é o carrinho que compete entre as turmas do 9º ano do ensino fundamental e é uma das atividades da disciplina de Tecnologias Aplicadas.

Geração maker

Eles são estimulados a experimentar desde pequenos. A geração ‘maker’, do fazer, testar, errar e acertar, gosta de desafios. Por isso que a disciplina de Tecnologias Aplicadas está inserida na matriz curricular tradicional desde a educação infantil até o ensino médio. O objetivo é estimular o raciocínio lógico, criatividade e autonomia.

Autonomia no Infantil

Eles podem ser pequenos no tamanho, mas sabem o que querem. Na educação infantil da Satc eles são estimulados a ter mais autonomia. Uma dessas ações é desenvolvida no projeto self-service. Cada aluno que estuda no integral escolhe os alimentos que vai comer durante o almoço. E os pratos estão cada vez mais coloridos e saudáveis, inserindo verduras, legumes e frutas no cardápio da turminha.

Internacionalização do ensino

Na Faculdade Satc novas parcerias estão permitindo a internacionalização do ensino. A abertura de estágios em empresas como a Shuttle Aeroespace, no Kansas (EUA), especializada na fabricação de aeronaves, permitem o contato dos acadêmicos com tecnologias de ponta. Além disso, o intercâmbio com universidades também fomenta o conhecimento. A Satc já firmou parcerias com a Universidade de Pádova, na Itália, Universidade de West Virginia (EUA), Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro, ambas em Portugal, estimulando a produção científica de acadêmicos e professores.

Mais segurança

A Satc é grande, mas a segurança é prioridade. Nas duas principais entradas de acesso estão sendo colocadas catracas biométricas para identificação de quem entra e sai. Elas serão acionadas por meio de digital ou cartão eletrônico. Junto com as 360 câmeras que monitoram todos os espaços, há ainda a atuação de orientadores de tráfego, seguranças e orientadores educacionais para dar o suporte e atendimento aos estudantes.

Ônibus dentro da escola

Uma parada de ônibus foi instalada dentro do estacionamento da Satc. Isso facilita o acesso dos estudantes. A linha de ônibus passa no terminal de passageiros do Centro e no terminal do Pinheirinho e permite que o aluno pegue o coletivo e desembarque na escola.

Ensino integral

Futebol, culinária, tecnologias aplicadas, inglês e dança são algumas das atividades pressentes nas rotinas das turmas de ensino integral do Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Durante a manhã, os alunos participam de oficinas e projetos especiais e à tarde frequentam o ensino regular.

Referência no esporte

Dois campos de futebol, quadra poliesportiva, pista de atletismo, dois ginásios fechados e muito espaço para correr e brincar. A prática esportiva é uma tradição da Satc desde sua fundação, há 60 anos. Inserida no currículo normal, a educação física propõe ao jovem atividades diferenciadas, principalmente ao ar livre. E para aqueles que querem praticar mais, oficinas esportivas nas áreas de atletismo, xadrez, futsal, basquete e futebol de campo levam a escola para a disputa em inúmeros campeonatos.

Metodologias de ensino diferenciadas

Aprender fazendo é algo que a Satc desenvolve há 60 anos. Cada vez mais, os alunos estão integrando os conhecimentos com a prática, criando projetos inovadores e em parceria com a sociedade. Exemplo disso foi a parceria do curso técnico de Eletrotécnica e superior de Engenharia Elétrica com a Secretaria de Educação de Criciúma, que realizou a reforma da instalação elétrica da escola Linus João Rech, no bairro Paraíso. Outra proposta foi desenvolvida pelos cursos da Faculdade com ONGs em defesa da causa animal, criando itens como camisetas, copos e bandanas, que terão o valor revertido para as entidades.

Empreender desde cedo

A proposta da Satc é fazer com que seus alunos sejam empreendedores. Empreender não significa criar algo novo, mas ser curioso, inquieto e observador. Essa iniciativa contribui para a formação de um jovem mais completo, integrado ao mundo moderno e atuante no trabalho em equipe. Uma dessas propostas envolve o projeto Fábrica de Ideias, desenvolvido no ensino médio e técnico e que traz ideias inovadoras. Uma delas é o Ministério do Povo, aplicativo criado por adolescentes e pré-incubado e que pretende ser uma plataforma de transparência das ações de gestores políticos.

Empregabilidade

Nestes 60 anos, mais de 20 mil técnicos foram formados na Satc. Hoje, o Setor de Estágio possui o cadastro de 2 mil empresas, recebendo a oferta de vagas de emprego e estágio e encaminhando os estudantes. A Satc é referência no Sul de Santa Catarina, com vagas de estágio maiores que a quantidade de alunos disponíveis.

Intercâmbio com a Itália

A Satc é a única instituição de ensino que mantém intercâmbio internacional com a Itália. Já foram realizadas oito edições do intercâmbio com o Liceu Artístico Bruno Munari, da cidade de Vitorio Venetto, e o ITIS Galileu Galilei, de Conegliano. Isso permitiu que estudantes e professores da Satc fossem para a Itália e alunos e professores italianos viessem ao Brasil, trocando experiências, descobrindo coisas novas e fortalecendo amizades.

Semana de prevenção a acidentes vai mobilizar colaboradores da Satc

Fragmentos florestais de mata nativa integram espaços de educação ambiental da Satc

Ações do ODS na prática levam à reflexão sobre cuidados com pessoas, economia e o meio ambiente