DINHEIRO

Aprenda a identificar nota de dinheiro falsa

Falsificação é crime e pena varia de 3 a 12 anos de prisão

14/01/2020 11:00 Jatene Macedo
Jornalismo Satc, Notícias de Criciúma e Região

Você já parou para analisar se uma nota de dinheiro era falsa ou não? Para as pessoas que trabalham em estabelecimentos o ato é comum. De acordo com o Banco Central se a pessoa recebeu sem perceber dinheiro suspeito deve procurar qualquer agência bancária e entregar a cédula. A falsificação é crime, a pena prevista é de 3 a 12 anos de prisão.

Todas as notas de real que são verdadeiras possuem elementos de segurança que comprovam sua autenticidade. De acordo com o site Exame cada família de notas possui elementos diferentes que ajudam a identificar. São elas as de 1994 e de 2010.

As duas famílias possuem marca d’água. Para identificar esse elemento é preciso segurar a cédula contra a luz, se você observar figuras na área clara e lisa da nota, em tons claros e escuros a nota é verdadeira.

Outros elementos que identificam as notas é o papel que a cédula foi impressa. O papel tem uma textura mais firme e áspera do que um papel comum. O terceiro elemento é o relevo. Em algumas partes da nota é possível sentir o relevo, como na legenda “República Federativa do Brasil” e nos numerais que identificam o valor da cédula.

Cada família também possui características próprias. Para identificar as notas de 1994 são dois elementos. O primeiro é a sigla BC que aparece na frente da cédula no canto inferior esquerdo. O segundo item é o símbolo das Armas Nacionais. Olhando a nota contra a luz é possível observar o símbolo dos dois lados da cédula, cada desenho se ajusta com o outro.

Para identificar as notas de 2010 o primeiro elemento é o número escondido. Basta colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal em um lugar com bastante luz. Outro item que torna a nota verdadeira são os elementos fluorescentes que são identificados com luz ultravioleta.

O terceiro item são as microimpressões. Esse elemento minucioso pode ser visto com uma lente de contato. O último item da família é o quebra-cabeça. Quando a nota é colocada contra a luz é possível observar que o desenho no verso completa o desenho da frente formando uma espécie de quebra-cabeça.

CRÉDITOS: SITE EXAME

PARA SABER MAIS ACESSE: https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/saiba-identificar-uma-nota-de-dinheiro-falsa/

Semana Nacional de Trânsito é marcada por palestras e ações educativas

Primavera: saiba mais sobre a estação das flores

Desde quando existe a depressão?