instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Prevenção

Satc dá dicas de atividades para diversão entre pais e filhos

Sugestões envolvem brincadeiras coletivas e servem para unir mais as famílias

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
24/03/2020 14:39 Redação
Colégio Satc, Ensino Fundamental, Ensino Infantil, Notícias

Para entreter os filhos, especialmente os menores, que estão em casa por conta do coronavírus, a Satc preparou algumas sugestões de brincadeiras. “Envolver as crianças, estar perto, mostrar valores importantes, são ações que os pais podem desenvolver com os filhos”, pondera a psicóloga e orientadora educacional da Satc, Adriana Borges Nunes.

Essas atividades foram sugeridas por Adriana e encaminhadas para os alunos da Satc que frequentam o ensino fundamental I. “Mas nada impede de brincar com todas as idades. É nas brincadeiras coletivas que os pequenos vão adquirindo aspectos fundamentais do crescimento saudável, como reconhecimento do outro, noções de compartilhamento e respeito”, pondera a psicóloga.

Dicas na quarentena para os pequenos

Vamos brincar!!!

O jogo dos 7 erros humanos – Esta brincadeira consiste em trabalhar a capacidade de memorização. Você vai escolher um cômodo da casa que tenha muitos enfeites. Peça para criança observar o espaço durante 30 segundos a 1 minuto (dependendo da faixa etária), depois do momento de observação, ela precisa se retirar do ambiente, assim a pessoa terá que remover sete objetos para que a criança descubra quais os objetos que foram retirados.

Jogo do Advinha – Vamos trabalhar a capacidade de reconhecer o concreto. A criança deverá estar de olhos vendados e dentro de uma caixa deverão ter objetos que serão colocados nas mãos da criança para que sejam descobertos o que são.

História maluca – Trabalha muito a criatividade e capacidade imaginativa. Tenha em mãos uma caixa com diversos objetos. A criança deverá iniciar uma história com um objeto que você irá retirar da caixa, durante a contação, deverão ser retirados alguns objetos da caixa para que tenha continuação na história para que ela fique divertida e criativa.

Acampamento na sala –  De todas as brincadeiras para fazer em família, essa talvez seja a que mais promove boas memórias de infância. O ritual de passar a noite em um espaço diferente, mesmo que seja dentro da própria casa, é imensurável para os pequenos. Malas prontas, lanternas na mão, sacos de dormir e vamos a caminho do acampamento na sala! Para as crianças, viajar para acampar ou montar a barraca no meio da casa, na varanda ou no quintal pode ser divertido da mesma forma. O que vale é a diversão de arrumar as coisas, ler uma história no escuro com lanternas e dormir juntos nos colchões ou sacos de dormir.

Complete o desenho – Você já se viu na situação de ter que entreter duas crianças de idades completamente diferentes? Essa sugestão é ótima para situações assim. Funciona assim: você recorta figuras de revistas e cola em um papel. Depois convida as crianças a completar os desenhos usando a imaginação. O resultado é muito legal. Você vai precisar de papel, cola, tesoura, material de colorir (lápis de cor ou canetinhas) e revistas.

Stop – Essa dispensa apresentações. O mais divertido é apresentar para as crianças brincadeiras da infância de outros tempos. Aqui, vale usar a criatividade para inventar suas próprias categorias de coisas.

Adivinhe o filme – Faça mímicas de filmes conhecidos pelas crianças para que elas descubram o nome. Podendo ter premiações ou micos.

Jogo do alfabeto – Este jogo é muito legal, pois trabalha memorização, vocabulários, criatividade. Objetivo é falar palavras com as letras do alfabeto, onde cada participante deverá falar a palavra sem repetir. Ex: A – Abelha, avião, abacaxi…

Jogos de tabuleiros – São excelentes ferramentas para trabalhar a lógica, estratégias, jogadas antecipatórias e um aliado para trabalhar frustração quando perde.

Print Friendly, PDF & Email

Descontração na quarentena: professores da Satc produzem vídeo e viralizam na internet

Estudantes da Satc praticam para aprender movimento de rotação da Terra

Satc aproxima alunos com Ensino Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: