instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Prevenção

Salvaro conhece projeto do respirador desenvolvido na Satc

Equipamento está em fase de testes e ajustes finais para ser levado a hospital

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
07/04/2020 16:01 Redação
Faculdade Satc, Graduação, Institucional, Notícias

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, conheceu o projeto do respirador mecânico que está sendo produzido na Satc. Acompanhado do secretário de Saúde, Acélio Casagrande, Salvaro conversou com os professores e acadêmicos que estão trabalhando no projeto. Em fase de testes e ajustes finais, o equipamento será encaminhado para avaliação definitiva com a equipe médica do Hospital São José, em breve.

“Tenho certeza que irá funcionar e, mais uma vez, a Satc vai contribuir para a história da nossa cidade, produzindo um aparelho que vai ajudar a salvar vidas”, ressaltou o prefeito.

Desde o dia 23 de março, a equipe dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica trabalha para criar o equipamento, desenvolvido desde a parte de projeto, corte de peças e montagem. O respirador mecânico utiliza o ambu, também chamado de reanimador manual. A diferença é que ele passa a ser controlado eletronicamente no equipamento da Satc, gerenciando a entrada e saída de ar para o paciente.

O protótipo desenvolvido pela Satc ficará aberto para empresas que queiram produzir. “Nossa intenção é deixar o projeto aberto, encontrando parceiros que tenham condições de produzir em uma escala maior”, afirmou o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

A proposta envolve um equipamento confiável, robusto, mas de fácil aplicabilidade. “Esses foram pontos que procuramos preservar. Por isso a estrutura em acrílico, com peças produzidas aqui e outras já prontas no mercado. Isso vai permitir que o equipamento chegue aos hospitais da região e atenda as pessoas”, destacou o coordenador de Engenharia Mecânica, Luiz Carlos Cavaler. A estimativa inicial de custos do respirador, sem contar a mão de obra, é de aproximadamente R$ 2,5 mil.

Confira o vídeo do projeto:

Print Friendly, PDF & Email

VANT amplia precisão na aquisição de dados de áreas carboníferas

Acadêmicos da Engenharia Mecatrônica participam de palestra sobre gestão de carreira

Faculdade Satc promove a Arena7 com grandes nomes das Engenharias, Comunicação e Gestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: