instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Produção de conteúdo

Consumo de arte aumenta devido à quarentena

Sinônimo de expressão de emoções, obras artísticas transmitem sentimentos de fé e esperança

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
21/05/2020 16:00 Cadu Vieira
Destaques Crici. Reg., Jornalismo Satc, Notícias de Criciúma e Região

A arte vez está presente em tudo. Vestes, músicas, arquitetura e diferentes culturas. Nos últimos dias, por conta do período de quarentena, o consumo de arte aumentou.  Especialistas acreditam que a necessidade de conteúdo para consumo cresceu devido às incertezas sobre o futuro. Por transmitir sentimentos de esperança e fé, artistas estão produzindo mais conteúdo, tanto cinematográfico e sonoro, quanto visual.

A estudante de Artes Visuais Geanne Colombo alega que a arte, na verdade, não está ali só para trazer sentimentos bons. “A gente vê isso na arte moderna e na contemporânea. Elas são bastante subjetivas, e, com o tempo, deixaram de ser apenas uma expressão do artista para se tornarem também uma forma de provocar o espectador a ter um pensamento crítico”, explica.

A estudante trabalha em um Museu e conta que a pandemia também afetou o setor.  “Os museus aqui da nossa região são todos históricos e geográficos, e por serem um local de aglomeração, o retorno vai ser gradual”, acredita.

A importância da Educação Artística

Normalmente, o primeiro contato que a sociedade tem com a arte é nas aulas de Arte, obrigatórias no currículo do ensino fundamental. Conforme Geanne, espera-se que os estudantes, nestas aulas, vivenciem intensamente o processo artístico.

“A ideia é contribuir significativamente em seus modos de fazer técnico, de representação imaginativa e de expressividade. Ao mesmo tempo, espera-se também que aprendam sobre os artistas e obras de arte de diferentes períodos, complementando assim seus conhecimentos na área”, pontua.

No entanto, após este período, muitos acabam esquecendo a importância que a arte apresenta para o cotidiano. “A Educação Artística promove a ampliação e enriquecimento dos repertórios sensível-cognitivos, aprofundando os modos de ver, observar, expressar e comunicar por meio de imagens, sons ou movimentos corporais”, finaliza a estudante.

Print Friendly, PDF & Email

Vocação e profissão: entenda a diferença

Grupo arrecada recursos em prol de estudantes em situação de vulnerabilidade social de Criciúma

Temperatura deve chegar aos 12ºC no fim de semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: