instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Covid

Rio Deserto recebe 260 protetores faciais produzidos na Satc

Máscaras foram doadas a hospitais e Secretarias de Saúde de Siderópolis e Treviso

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
21/05/2020 15:59 Redação*
Faculdade Satc, Graduação, Notícias, Responsabilidade Social

Os protetores faciais (do tipo face shield), imprescindíveis em tempos de coronavírus, vão auxiliar no trabalho dos profissionais da saúde de Treviso, Siderópolis e dos Hospitais São Donato, de Içara, e São Marcos, de Nova Veneza. Os equipamentos de proteção individual foram doados pela Rio Deserto. A produção foi realizada pela Satc, por meio de professores e acadêmicos voluntários.

No total, a Satc repassou à Rio Deserto 260 protetores faciais. “Realizamos o contato com os hospitais e equipes de saúde, verificando de que maneira poderíamos contribuir. Eles demonstraram interesse nos protetores”, explicou a assistente de saúde do trabalho da Rio Deserto, Danieli Lara Buttenbender.

Parte dos equipamentos também será utilizada por colaboradores da empresa que atuam em serviços externos. “Estamos fazendo um trabalho contínuo de conscientização, reforçando as medidas de segurança e higiene que todos devem adotar”, ponderou Danieli.

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Satc está atuando em ações que beneficiem a sociedade. Já foram produzidos e entregues mais de 700 protetores faciais a profissionais da área da saúde, empresas e órgãos públicos. “Isso faz parte da nossa missão, atuar junto à comunidade. E tanto a Satc, como o setor carbonífero, seguem trabalhando para auxiliar no que for possível”, ressaltou o diretor administrativo financeiro da Satc, Márcio Zanuz.

Os equipamentos de proteção são produzidos nos laboratórios da instituição. O suporte plástico é formado na máquina injetora plástica e a placa de acetato recebe o formato na máquina de corte a laser. Participam dos trabalhos, de maneira voluntária, professores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica da Faculdade Satc.

Uma ação que proporciona segurança aos profissionais de saúde

Para a gerente administrativa e de enfermagem do Hospital São Donato, Fabiane da Silva Filisbino, a ação da Rio Deserto em doar máscaras de proteção facial é um ato de extrema humanização, principalmente diante do momento difícil que o Brasil e o mundo têm enfrentado. “Mediante ao alto risco de contaminação, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) são de suma importância para o cuidado do profissional de saúde. É uma atitude que proporciona segurança aos que estão na linha de frente do atendimento”, disse.

Segundo a farmacêutica responsável por compras do Hospital São Marcos, Claudia Medeiros Milanez, o recebimento das máscaras de proteção facial representa segurança. “Temos dificuldades para a aquisição dos equipamentos, seja pela escassez de produtos nas distribuidoras e/ou pelo alto custo. Esta ação de solidariedade da Satc/Siecesc e Rio Deserto nos ajuda e motiva muito”, sublinha.

A secretária de saúde de Treviso, Jucelma Pagani, ressalta o quanto as máscaras são essenciais para a prevenção ao novo coronavírus. “As peças fortalecem a atividade dos profissionais da saúde, que podem atender as pessoas com toda a precaução que o momento exige”, explica.

Em Siderópolis, a responsável pelo departamento de recursos humanos da Secretaria de Saúde do município, Rose Mara Reis, também afirma que gestos como o da Satc/Siecesc em produzir as máscaras, e da Rio Deserto em fazer as doações, motivam os profissionais da saúde, que podem exercer a função com mais segurança. “O que estamos presenciando é a união de todos, para que possamos lutar e vencer a Covid-19”, justifica.

*Com informações da jornalista Vanessa Nordio/Assessoria de Imprensa da Rio Deserto.

Print Friendly, PDF & Email

VANT amplia precisão na aquisição de dados de áreas carboníferas

Acadêmicos da Engenharia Mecatrônica participam de palestra sobre gestão de carreira

Faculdade Satc promove a Arena7 com grandes nomes das Engenharias, Comunicação e Gestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: