instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Orgulho Nerd

Um dia nerd para chamar de seu

Fãs da cultura nerd celebram o 25 de maio como um dia de orgulho

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
25/05/2020 17:43 Cadu Vieira
Destaques Crici. Reg., Jornalismo Satc, Notícias de Criciúma e Região

Nesta segunda-feira, 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, iniciativa que celebra os integrantes de comunidades nerd e geek. Além disso, é uma data para promover as duas culturas.

Anos atrás, ser chamado de nerd era uma espécie de ofensa, mas as pessoas que eram chamadas assim passaram a adotar o xingamento como uma referência ao grupo. O termo passou a referenciar pessoas com gostos em comum, geralmente associados a uma cultura específica. Já o termo geek tem um significado que faz referência ao “bobo ou “anormal” e passou a ser uma espécie de sinônimo, principalmente quando a pessoa é intimamente ligada em certos grupos, como quem gosta de Star Wars, Tolkien e Star Treck.

Foto: Divulgação

 

Porém, nos últimos anos surgiu uma nova imagem de nerd ou geek, estimulada pelos meios de comunicação, onde essa “tribo” se tornou muito mais popular. Estimulada principalmente pelo aumento do acesso à tecnologia nos últimos anos e outros fatores, as pessoas começaram a se identificar e criar grupos com os mesmos traços culturais.

Com a divulgação em massa, videogames ficaram ainda mais populares, aumentando ainda mais os adeptos ao gosto nerd. Atualmente existem grandes eventos mundiais que só acontecem graças ao gosto pela cultura nerd e geek. No Brasil, por exemplo existe, a “Comic Con Experience”, que acontece uma vez por ano e reúne grandes atrações e famosos neste segmento.

Pensando regionalmente, Criciúma possui os “Estúdios Tanuki”, um espaço que abraça a cultura, trabalhando com artes tanto física como digital. Além disso, anualmente ocorre o evento “Tanuki Word Fest”, reunindo fãs que se vestem de seus personagens favoritos, jogam jogos juntos, comem comidas diferentes, além de promover o comércio de acessórios, alimentos, totalmente voltados para personagens da cultura nerd.

Renata Bez Birolo Lopes é uma das organizadoras do “Tanuki Word Fest”. Para ela, a cultura nerd está por toda parte. “Hoje você consegue encontrar o símbolo do Superman ou da Mulher Maravilha em quase tudo, existem desde chaveiros, camisetas, acessórios e até havaianas”, comentou Renata.

Por um lado, Renata acredita que esta enorme Popularização se deve a área cinematográfica “Acredito que o fator determinante para essa evolução, ocorreu quando a área do cinema começou a explorar o fato dos filmes de heróis deixarem se ser produto para “crianças“, assim abrindo um mercado para televisão, jogos, roupas dentre outros”, detalhe.

Independente de como a cultura ganhou repercussão o fato é que agora os nerds têm um dia para chamarem de seu.

Print Friendly, PDF & Email

Um Dia da Pizza movido a solidariedade

Vida de parteira: todos os dias uma hora não marcada com a alegria

Como identificar um relacionamento abusivo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: