PROFISSÃO

Vocação e profissão: entenda a diferença

Os dois termos podem confundir, mas entender a diferença entre eles facilita na hora de tomar decisões

30/05/2020 18:23 Larissa Witt
Destaques Crici. Reg., Jornalismo Satc, Notícias de Criciúma e Região
Foto: Divulgação / Banco de Imagens

Escolher uma profissão para seguir é uma tarefa um tanto quanto difícil para algumas pessoas. Ter que optar por algo que se repetirá durante anos pode assustar, gerando dúvidas e incertezas a respeito da felicidade e satisfação ao longo da vida. Para isso, compreender a diferença entre vocação e profissão pode ser uma boa forma para clarear os pensamentos e escolher a opção mais adequada.

O psicólogo Gabriel Batista explica que as duas palavras são constantemente confundidas em relação ao conceito de cada uma, muitas vezes são até mesmo utilizadas como sinônimos. Entretanto, é necessário entender a diferença. “A vocação nasce a partir da sua natureza e visão de mundo, e não de uma escolha racional e lógica. Já a profissão é responsável pelo sustento e carreira, e pode até mesmo ser em algo que você faz bem. Mas sua vocação você faz naturalmente, independente do local, e se sente muito feliz

Exemplos de escolhas baseadas no entendimento dos dois termos são profissionais que praticam algum esporte como um hobby, ou que escolheram uma profissão onde podem exercer a vocação. Em ambos os casos, Gabriel afirma que são ótimas formas de utilizar a ferramenta da motivação. “Essa motivação vai romper as objeções negativas e ajudar a ter atitudes mais inspiradoras de quem sempre busca o melhor. Uma pessoa motivada transmite felicidade no seu dia. Isso retorna como reconhecimento profissional, sendo alguém que está sempre disposto a aprender, praticar e ouvir o próximo”, conta.

Como descobrir a vocação e a profissão?

A profissão é uma forma de investir tempo, dinheiro e energia. Entender em primeiro lugar qual é a vocação de cada um pode facilitar o restante do processo. Para isso, Gabriel ressalta que existe uma única maneira de descobri-la. “Se conheça e experimente. Com o tempo, você irá percebê-la e saberá como encaixá-la no seu dia a dia e até mesmo na sua profissão”, diz.

Um Dia da Pizza movido a solidariedade

Vida de parteira: todos os dias uma hora não marcada com a alegria

Como identificar um relacionamento abusivo