Estudos

Acadêmicos trabalham com forjamento de peças

Atividades são desenvolvidas em disciplina de Engenharia Mecânica

07/07/2020 14:50 Redação
Faculdade Satc, Graduação, Notícias

As aulas práticas estão sendo retomadas com a segurança que o momento exige, mas fazendo com que os alunos voltem a praticar e aplicar os conceitos teóricos. A turma da 6ª fase de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc voltou a utilizar os laboratórios na disciplina de Tecnologia de Conformação.

Divididos em grupos, os acadêmicos puderam escolher uma matriz de forjamento, para aplicar a técnica que vinham discutindo anteriormente nas aulas. “O objetivo é fazer com que ele estude a arte de deformar um metal a fim de dar forma aos mais variados componentes”, explica o professor Alexandre Milanez.

Para realizar o forjamento de uma peça, é preciso fazer a divisão de tarefas e cada aluno ficou responsável por uma parte do processo, como operar a prensa hidráulica e o forno de aquecimento.

Conforme o professor, é possível que a peça, no final do processo, fique com defeitos. “Isso não é um problema. O fator primordial é que eles consigam entender o porquê do processo, o que houve para que esse defeito ocorresse. No final da aula, eles podem levar as peças forjadas para casa”, afirma Milanez.

Trabalho de acadêmicos de Design será publicado em livro

[Vídeo] Banda Marcial Satc faz homenagem aos pais

Home office deve se tornar realidade mesmo após a pandemia