instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Água

Barragem de Linha Ferreira Pontes dá segurança de abastecimento a Cocal do Sul

Moradores passaram por período de racionamento, amenizado com as chuvas das últimas semanas

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
04/07/2020 09:40 Karine Della
Destaques Crici. Reg., Jornalismo Satc, Notícias de Criciúma e Região

O sul de Santa Catarina está passando por uma intensa estiagem. O município de Cocal do Sul está em uma das regiões afetadas. A cidade possui duas barragens e poços artesianos para o abastecimento dos moradores. Uma das barragens é a Demaria Eugênito Rosso, considerada pelos técnicos como a de melhor qualidade da água.

A barragem, localizada na Linha Ferreira Pontes, foi fundada em setembro de 2008. Antes da compra do terreno para a fundação, o local pertencia à família de Domingos Eugênito Rosso. Hoje, com 71 anos, o morador lembra que antes da construção o local era formado por vários córregos que constituíam um “S”. “Não tinha a barragem, era apenas um rio, bem diferente de hoje. Mas não era um rio reto, era todo cheio de curvas e só ficava reto quando dava as enchentes”. Hoje, a represa tem a capacidade de reservação de 45 milhões de litros de água e já há projetos para ampliá-la.

De acordo com o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Márcio Zanette, um fator preocupante é observado nas nascentes, que estão secando. “Outro aspecto que nós temos na região é a mineração. Ela tomou conta de um bom pedaço de terra próximo do local e isso fez com que abrisse dentro dessas minerações, crateras. A água passa por ali, indo em outras direções além de Cocal do Sul”.

Zanette destaca a escolha do território para a fundação da barragem, que foi devido à gravidade. Isso faz com que a água chegue na estação de tratamento sem a necessidade de bombeamento. “A gravidade foi o principal fator, pois não se tem investimento de energia elétrica para bombear e recalcar essa água para dentro da estação”, complementa.

O diretor considera que a melhor água de Cocal do Sul é a da Barragem da Linha Ferreira Pontes. “A represa de lá não passa por nenhum processo de contaminação de agrotóxico ou de outras de substâncias, porque ela nasce e vem pela mata, caindo direto na reservação, e depois para a estação de tratamento”.

Cocal do Sul passou por um período de racionamento de água durante os meses de maio e início de junho, com revezamento do abastecimento nos bairros. Devido às recentes chuvas, foi suspensa a medida. Mas a orientação da equipe do Samae é que economizar ainda é preciso.

A riqueza de flúor na terra influencia na dosagem e abastecimento de água. “Cocal do Sul é rico em flúor, e o nosso poço também é rico disso. Porém, ele é diluído nas duas águas (das barragens da Linha Ferreira Pontes e Rio Tigre), onde de 3,70% de flúor, volta para sua normalidade de 0,7%”, comenta o diretor do Samae. Altas porcentagens de flúor na água podem acarretar problemas dentários, como a fluorose dentária, que são manchas esbranquiçadas nos dentes devido ao excesso da substância.

Um novo projeto que está sendo desenvolvido pelo Samae junto com a Prefeitura Municipal. Trata-se da compra e instalação de uma máquina de osmose reversa, responsável por retirar os sais da água. “O Samae tem 11 locais de poços, cinco perfurados. Há dois que estão no Jatobá e Rio Galo, e vamos instalar essa máquina. Hoje estamos fazendo limpeza e um estudo de recalque, fizemos testes e os resultados foram fantásticos”, aponta Zanette. O diretor afirma que o projeto será muito bom para a cidade, pois estima que a vazão seja de 15 litros por segundo, que contempla, em média, 18 a 20% do abastecimento de água em Cocal do Sul.

Print Friendly, PDF & Email

A importância de gerir as emoções

Aprenda a lidar com as dores emocionais

Instituições de ensino retomam as aulas em Criciúma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: