instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Alimentação

Descubra quais são os benefícios do chocolate

Querido entre a população, o alimento tem até um dia para chamar de seu: nesta quarta-feira (7), é comemorado o Dia Mundial do Chocolate

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
07/07/2020 17:40 Cadu Vieira e Larissa Witt
Destaques Crici. Reg., Jornalismo Satc, Notícias de Criciúma e Região

Celebrado em 7 de julho, não se sabe ao certo o motivo da escolha desta data. No entanto, acredita-se que ela marca a introdução do chocolate na Europa por volta do século XV. Antes, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e os Astecas, civilizações originárias da América.

Nesta data é comum o consumo de chocolates nas suas diversas variações. Também é normal em algumas culturas a troca de chocolates entre os amigos e familiares, como uma forma de comemoração. Muitas pessoas também celebram o dia 26 de março (Dia do Cacau) como Dia do Chocolate. Isso porque esta fruta é a principal matéria-prima para a produção desta deliciosa iguaria.

Benefícios do Chocolate

Quando consumido na quantidade certa, o alimento pode trazer vários benefícios para o corpo. Os que têm a porcentagem de cacau igual ou superior a 50%  são os mais recomendados pelos nutricionistas. Confira quais são os benefícios do alimento:

 

Entretanto, o consumo do chocolate de maneira excessiva pode causar sérios problemas à saúde. “Pode ocasionar um ganho de peso, doenças relacionadas ao consumo excessivo de açúcar, como diabetes, hipertensão, um conjunto de doença cardíacas e também de síndrome metabólica relacionada ao consumo de gordura trans,” explica a nutricionista Roberta Pieri Machado.

De acordo com a nutricionista, o consumo dos chocolates industrializados é um prejuízo e risco para a saúde. “Não são considerados chocolates, são produtos alimentícios que utilizam o cacau. O chocolate de verdade é mais amargo, tem um preparo adequado onde os primeiros ingredientes adicionados são: massa de cacau, leite e depois o açúcar no caso dos chocolates ao leite. Existe um nível de açúcar e gordura muito menor do que os industrializados ”, esclarece Roberta. 

Algumas pessoas consomem comida, principalmente o chocolate, para satisfazer ou compensar a falta de algo. Isso pode se tornar um vício em doces e chocolates industrializados. É recomendável diminuir a quantidade excessiva, ou cortar completamente. “Para quem não consegue fazer esse tipo de restrição o ideal é reduzir aos poucos, comendo menores quantidades ou substituindo pelo chocolate 70 ou 80% cacau. Mesmo com a redução do consumo, a pessoa ainda adquire os benefícios que o chocolate proporciona ao organismo”, afirma a nutricionista.

Chocolate quente

No inverno, uma receita muito procurada é a do chocolate quente. Já que é possível ingerir o alimento de forma equilibrada, confira uma receita para preparar a bebida em casa e se aquecer nos dias frios:

 

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o creme de leite. Bata até misturar bem. Depois, coloque numa panela em fogo baixo e mexa até levantar fervura por dois minutos. Desligue o fogo, adicione o creme de leite e misture. Sirva ainda quente. Está pronto!

Print Friendly, PDF & Email

A importância de gerir as emoções

Aprenda a lidar com as dores emocionais

Instituições de ensino retomam as aulas em Criciúma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: