instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Condolências

Nota de pesar: Satc se despede do professor Iraíde Piovesan

Educador faleceu na tarde desta terça-feira (28) em Criciúma

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
28/07/2020 16:25 Redação
Centro Tecnológico, Colégio Satc, Ensino Técnico, Institucional, Notícias

(Atualizado às 16h54) Um homem que batalhou durante a vida pela educação. Esse é o legado que deixa o professor Iraíde Antônio Piovesan, que morreu nesta terça-feira (28), aos 71 anos. Internado na UTI do Hospital São José, em Criciúma, ele vinha lutando contra um câncer.

A família informou que o velório será realizado amanhã (29), a partir das 7h, na capela mortuária do Cemitério Municipal de Içara. O sepultamento será às 16h no mesmo local.

A vida do professor Iraíde está ligada diretamente à história da própria Satc. Na instituição ele foi aluno, professor e diretor. Quando retornou à instituição, em 1994, Iraíde encontrou a escola passando por seu pior momento e não mediu esforços para levantar e ajudar a transformar a Satc.

“Uma perda enorme para a educação e para Criciúma. Uma pessoa maravilhosa, era nosso conselheiro e uma pessoa que se traduz em uma palavra: Amor à Satc. Uma perda lastimável”, comentou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

Mais que um amigo, professor Iraíde continuava dando conselhos. Desde 2014 ingressou no Observatório Social de Criciúma para continuar atuando pela sociedade. “Convivi com ele por 18 anos na Satc. Foi professor, mas, principalmente amigo. Aprendi tanto com ele que vou levar mais alguns anos para entender tudo que me foi ensinado”, destacou o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Histórico

Iraíde Antônio Piovesan nasceu em 17 de janeiro de 1949. O filho de seu Mario Piovesan e de Duzolina Sartor Piovesan encontrou na Satc a base para a formação educacional e ganhou o mundo.

Ainda adolescente, Iraíde deixou a localidade de Santana, no interior de Urussanga, para conhecer aquela que seria sua segunda casa. Com apenas 16 anos veio estudar na Satc, morou no internato e fez dois cursos: de Aprendizagem Industrial, em 1965, e de Técnico em Eletromecânica, em 1971.

Passou por empresas em Criciúma e Curitiba, assumindo cargos de gestão. A ligação com a indústria trouxe Iraíde novamente para a Satc em 1974, agora para ensinar. Era hora de repassar um pouco do que tinha aprendido e ser a referência em educação que foi ao longo dos anos.

Até 1983, ele foi instrutor, professor e coordenador da Satc, sempre atuando pelo Senai. E a facilidade de comunicação e a visão de mercado fizeram com que Iraíde fosse requisitado pelo Senai para implantar cursos técnicos em várias cidades catarinenses.

O terceiro retorno de Iraíde para a Satc se deu em 1994, em função da sua experiência administrativa e educacional. A instituição vivia uma das piores crises e ele assumiu a direção da Escola Técnica. Em 2000, passou a ser diretor corporativo da Satc, cargo que deixou em fevereiro de 2014, quando se aposentou. Em suas memórias, a ligação estreita com a escola:

“A Satc foi uma janela para o mundo pra mim. E isso foi possível porque os mineradores criaram esta instituição e oportunizaram o crescimento profissional de muitas pessoas. Devo essa homenagem também aos irmãos Maristas e ao Senai”, frisou.

Em 2014, Iraíde ingressou como voluntário do Observatório Social de Criciúma. Foi vice-presidente do órgão e coordenador da Câmara de Educação, ajudando a observar e sugerindo melhorias na área de educação para o município de Criciúma.

Casado com a também urussanguense Jânea Cadorin, desde 1974, é pai de Rodrigo e Mateus. Em abril de 2012 o trabalho desenvolvido pela educação e sua atuação junto à comunidade criciumense lhe renderam o título de Cidadão Honorário, uma homenagem da Câmara de Vereadores de Criciúma.

Print Friendly, PDF & Email

Com foco na modernização do carvão, diretoria da ABCM é eleita 

Laboratório da Satc avalia emissões atmosféricas da cerâmica vermelha

Nota de pesar: Satc se despede do professor Iraíde Piovesan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: