Meio ambiente

Nova Veneza terá a primeira unidade de conservação ambiental

O parque contará com uma grande diversidade de espécies de animais e plantas

24/07/2020 19:02 Jatene Macedo e Larissa Witt
Destaques Crici. Reg., Jornalismo Satc, Notícias de Criciúma e Região
Foto: Assessoria Nova Veneza

Um novo atrativo para o município de Nova Veneza está em andamento. O Parque Natural Municipal Xokleng será a primeira unidade de conservação ambiental na cidade. O nome faz referência aos índios que viviam na cidade, como explica o presidente da Fundave (Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza), Juliano Dal Molin. “Eles cuidavam da natureza e a preservação fazia parte da forma de vida deles. Eles residiam aqui antes da colonização italiana”, conta. Além de atrair visitantes, o espaço será de extrema importância para a preservação das belezas naturais, que ocupam cerca de 3,3 hectares.

Uma unidade de conservação ambiental é uma área (parques, reservas e florestas) com traços naturais relevantes, como a fauna, a flora, as características geológicas, os recursos hídricos, etc. O local é gerenciado e protegido pelo poder público com o objetivo de conservar estes atributos. Em Nova Veneza, o parque incentivará o turismo ecológico, as pesquisas científicas e a educação ambiental.

“Era um sonho da população ter uma unidade de conservação, e conseguimos conquistar isso. Com certeza ficarão muito satisfeitos. Já é possível visitar o local, mas ainda não está completamente pronto. Queremos fazer o trabalho necessário para atender o público da melhor forma possível, como melhorias no acesso, no local e preparar uma estrutura para atender à todos”, garante o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo.

O presidente da Fundave conta que, a princípio, não será cobrada nenhuma taxa de visita ao local. “A intenção é que o parque seja aberto. Está em etapa de aprovação para torná-lo legal e os próximos passos são a infraestrutura e a regulamentação de visitas. Queremos incentivar a preservação ambiental e despertar interesse para o assunto”, explica Juliano.

No Dia Internacional da Proteção das Florestas, comemorado em 17 de julho, foi realizada uma audiência pública virtual para a apresentação da criação do Parque Natural Municipal Xokleng. Durante o evento, mais de 70 participantes discutiram sobre a proposta. O gerente de unidades de conservação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Luciano Bonotto, parabenizou a iniciativa do município. “A nova unidade de conservação entrará em nosso cadastro e o sistema dará maior visibilidade a UC criada a nível estadual e federal. O sistema tem a função de organizar e conhecer a situação das UC’s, bem como promover o debate sobre temas ambientais importantes e programas de erradicação de espécies exóticas”, informou ao Portal Veneza.

As espécies

De acordo com a proposta de criação da unidade de conservação haverão cerca de 200 espécies de animais e plantas no local. Entre elas, se encontram até mesmo algumas em extinção. 92 espécies diferentes de plantas foram registradas no inventário. A flora é composta, em maioria, por árvores, arvoretas e epífitas.

Um total de 86 espécies de aves também foram registradas no parque. Este número representa cerca de 30% da avifauna encontrada no município de Nova Veneza (Fundave / Instituto Felinos do Aguaí, in press).

Na herpetofauna (conjunto dos répteis e anfíbios de uma determinada região) foi encontrado um total de 15 espécies.

A importância de gerir as emoções

Aprenda a lidar com as dores emocionais

Instituições de ensino retomam as aulas em Criciúma