Avanços

Satc encerra primeiro semestre com avaliação positiva e realiza investimentos

Professores e alunos estão em recesso e retornam às atividades no dia 3 de agosto

27/07/2020 17:29 Redação
Colégio Satc, Ensino Fundamental, Ensino Infantil, Ensino Médio, Ensino Técnico, Faculdade Satc, Graduação, Notícias, Unidade Turvo

Uma parada breve, mas fundamental para recarregar as energias. É assim que professores e alunos da Satc, desde a educação infantil ao ensino superior, estarão fazendo nesta semana. O segundo semestre de 2020 inicia dia 3 de agosto e já terá novidades em investimentos que estão sendo feitos. Fechando a primeira parte do ano letivo, a Direção da Satc avalia positivamente essa etapa, mesmo dentro de um ano tão complexo.

As ações foram apresentadas em entrevista coletiva online feita com os diretores da instituição e a imprensa. A coletiva foi realizada na tarde desta segunda-feira (27).

A pandemia provocada pelo novo coronavírus e a mudança na forma de dar aula, feita hoje de maneira remota, reforçou aspectos tecnológicos e de protagonismo do aluno que a Satc já vinha implementando, como as metodologias ativas, que traziam problemas reais para a sala de aula.

“Mas os professores tiveram papel fundamental em todo o processo. Por muito tempo se discutiu o papel do professor, muitas vezes o deixando em segundo plano na sociedade. Agora, em meio a isso tudo que está acontecendo, se pode provar o valor que o educador tem, porque ele soube se empenhar e se reinventar de forma tão rápida”, ressalta o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

A criatividade foi fato preponderante nas aulas. Do Infantil à Graduação, são cinco mil alunos que, diante do computador ou celular têm conseguido manter os estudos em dia. “Toda nossa equipe pedagógica atuou juntamente com os professores para poder interagir com os nossos alunos e dar continuidade nas atividades pedagógicas no ambiente virtual”, afirma a coordenadora geral do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

Novidades para o segundo semestre

A partir de 3 agosto, seguindo a recomendação do Governo do Estado, as aulas continuarão de maneira remota. Pensando no modelo híbrido que deve ser constante durante o segundo semestre, foram adquiridos servidores de alto desempenho, que serão usados na ampliação da infraestrutura de serviços da Satc, abrangendo toda a área de site, portais, sistemas e procurando atender toda a demanda com o melhor tempo de resposta.

Nessa mesma infraestrutura será utilizada uma tecnologia chamada de Virtualização de Desktops (VDI) para uso de softwares de Processamento Gráfico. Esse ambiente contém dispositivos de alto poder computacional com placas de vídeo dedicadas, atendendo a demanda necessária para as aulas remotas.

Essa infraestrutura permite prover o acesso aos alunos de forma remota com uma performance adequada para o desempenho do seu aprendizado. Utilizando o que há de mais novo em tecnologia de processamento e armazenamento de dados. Além disso, está sendo feita ampliação da rede Wi-Fi com um maior número de antenas, aumentando a entrega desse recurso aos professores que farão suas atividades nas dependências da instituição.

“Além dos investimentos em tecnologia para um ambiente virtual de aprendizagem próprio, a Faculdade está oferecendo cursos livres gratuitos para todos os alunos, ampliando assim as competências dos nossos graduandos”, comenta o coordenador geral da Faculdade Satc, Jovani Castelan.

A Satc elaborou um protocolo de segurança e saúde para o retorno seguro quando for autorizada a volta das aulas presenciais. As medidas estão descritas em um documento que envolve questões de saúde e também pedagógicas, com redução na quantidade de alunos por sala, uso de laboratórios, entrada e saída em horários diferenciados.

Colo e mensagens de carinho no encontro virtual da Satc Turvo

[Vídeo] Banda Marcial Satc faz homenagem aos pais

Home office deve se tornar realidade mesmo após a pandemia