instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Solidariedade

Um Dia da Pizza movido a solidariedade

Pizzarias de Torres e região (RS) aderem campanha para ajudar bebê com AME (Atrofia Muscular Espinhal)

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
10/07/2020 19:13 Larissa Witt
Destaques Crici. Reg., Jornalismo Satc, Notícias de Criciúma e Região
Foto: Unsplash

Hoje (10) é comemorado o Dia Mundial da Pizza. A data é celebrada neste dia desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita produzida por Rafaelle Esposito (padeiro e chefe de cozinha), em Napóles na Itália, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita.

*Informações do UOL Notícias.

 Em Torres e região (RS) a data será marcada por solidariedade. Pizzarias aderiram a uma campanha que beneficiará ísis Mariana, uma bebê com a doença genética AME tipo 1 (Atrofia Muscular Espinhal). Durante a noite desta sexta-feira, os restaurantes associados irão doar 30% das vendas para ajudar no tratamento dela, que custa 2,1 milhões de dólares.

A Specialle é uma das pizzarias que aderiu à campanha. Os proprietários, Aline Zanchi Leal e o Douglas Gomes, afirmam que são um casal louco por pizza. Abrir a pizzaria era um sonho antigo deles, embora trabalhar com comida não fosse a ocupação de nenhum dos dois. Quando decidiram trocar a vida agitada de Porto Alegre por Torres, os caminhos foram os levando a colocar o sonho em prática. “Já temos três anos felizes de muito sabor, tempero e amor com a Specialle”, revelam.

Hoje, o casal se alegra em poder contribuir com a pequena Ísis. “Quando surgiu a proposta de entrarmos na campanha, não pensamos duas vezes. Temos certeza de que essa união mostra a força que temos para tentar dar à ela o tão sonhado tratamento”, comentam.

Uma luta contra o tempo

Ísis nasceu no dia três de agosto de 2019 e aos quatro meses foi diagnosticada. A AME é uma doença degenerativa que atinge apenas 1 a cada 10 mil nascidos. A capacidade do corpo de produzir uma proteína específica e essencial para o desenvolvimento e a sobrevivência dos neurônios motores é extremamente comprometida. O cérebro necessita dessa proteína para enviar ordens para os músculos pelos nervos. Esses neurônios são os responsáveis pelos gestos voluntários vitais que, são gestos simples do corpo: mover-se, engolir, falar e respirar são exemplos, que para Ísis, são situações e atividades de muita dor e luta.

A Medicina atual identifica quatro tipos de AME. Ísis foi diagnosticada com o Tipo 1 – o mais severo e agressivo. O medicamento que ela necessita é chamado de Zolgensma, um avanço na história da neurologia. É permitido e fornecido apenas nos Estados Unidos, com custo de 2,1 milhões de dólares e só pode ser administrado em pacientes com até 2 anos de vida.

Informações para contribuir no tratamento da Ísis podem ser encontradas no site http://www.ameisis.com.br/ ou no Instagram @ame_isis.

Print Friendly, PDF & Email

A importância de gerir as emoções

Aprenda a lidar com as dores emocionais

Instituições de ensino retomam as aulas em Criciúma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: