instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Aprendizados

Acadêmicos de Engenharia Mecatrônica criam sistema para marcação automática de chassis

Estudantes aplicam conhecimentos adquiridos nas trilhas da Mecânica, Eletrônica e Programação dentro do curso

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
16/09/2020 14:49 Redação
Faculdade Satc, Graduação, Notícias

Os acadêmicos da 9ª fase de Engenharia Mecatrônica da Faculdade Satc estão desenvolvendo um sistema para realizar a marcação do código VIN (Vehicle Identification Number) em chassis. O projeto é realizado a partir da demanda da empresa Gold House Trailers, que atua na fabricação de trailers sob encomenda com foco na customização de seus modelos voltados ao cliente. O projeto está sendo desenvolvido na disciplina de Projetos de Sistemas Mecânicos, com o professor Clauber Marques.

A atividade está sendo realizada neste semestre. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é obrigatório a todo veículo automotor e reboques rodoviários a marcação do código VIN em seu chassis, que não pode apresentar adulterações ou sobreposições de caracteres. Atualmente a empresa faz o processamento deste código em seus modelos de forma manual, utilizando marcadores alfanuméricos individuais, o que gera marcações sem padronização e suscetível a falhas no processo.

O que os acadêmicos estão propondo é o desenvolvimento de um sistema automático. A solução é apresentada por meio de um sistema de movimentação de dois eixos com puncionamento pneumático. Para o desenvolvimento os estudantes de Engenharia Mecatrônica estão utilizando os conceitos estudados individualmente ao logo do curso dentro das trilhas da Mecânica, Eletrônica e Programação. “Agora eles estão tendo a possibilidade de aplicar esses conceitos em um projeto que exige a cooperação das áreas para desenvolvimento de um protótipo com aplicação real”, ressalta o professor.

A atividade está na fase de projeto mecânico em software e desenvolvimento das placas eletrônicas e programação.

 

Print Friendly, PDF & Email

Estudantes do Terceirão participam do Satcflix

Webinar debate a importância dos ODS para as empresas

Startup de carros elétricos avalia oportunidades para instalar fábrica em Criciúma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: