Aprendizados

Acadêmicos de Engenharia Mecatrônica criam sistema para marcação automática de chassis

Estudantes aplicam conhecimentos adquiridos nas trilhas da Mecânica, Eletrônica e Programação dentro do curso

16/09/2020 14:49 Redação
Faculdade Satc, Graduação, Notícias

Os acadêmicos da 9ª fase de Engenharia Mecatrônica da Faculdade Satc estão desenvolvendo um sistema para realizar a marcação do código VIN (Vehicle Identification Number) em chassis. O projeto é realizado a partir da demanda da empresa Gold House Trailers, que atua na fabricação de trailers sob encomenda com foco na customização de seus modelos voltados ao cliente. O projeto está sendo desenvolvido na disciplina de Projetos de Sistemas Mecânicos, com o professor Clauber Marques.

A atividade está sendo realizada neste semestre. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é obrigatório a todo veículo automotor e reboques rodoviários a marcação do código VIN em seu chassis, que não pode apresentar adulterações ou sobreposições de caracteres. Atualmente a empresa faz o processamento deste código em seus modelos de forma manual, utilizando marcadores alfanuméricos individuais, o que gera marcações sem padronização e suscetível a falhas no processo.

O que os acadêmicos estão propondo é o desenvolvimento de um sistema automático. A solução é apresentada por meio de um sistema de movimentação de dois eixos com puncionamento pneumático. Para o desenvolvimento os estudantes de Engenharia Mecatrônica estão utilizando os conceitos estudados individualmente ao logo do curso dentro das trilhas da Mecânica, Eletrônica e Programação. “Agora eles estão tendo a possibilidade de aplicar esses conceitos em um projeto que exige a cooperação das áreas para desenvolvimento de um protótipo com aplicação real”, ressalta o professor.

A atividade está na fase de projeto mecânico em software e desenvolvimento das placas eletrônicas e programação.

Estudantes do Terceirão participam do Satcflix

Webinar debate a importância dos ODS para as empresas

Startup de carros elétricos avalia oportunidades para instalar fábrica em Criciúma