Leituras

Carinho com os animais é tema de leitura com turmas do 2º ano

Na brincadeira rolou até criar um bicho-papão imaginário por cada pequeno

14/09/2020 07:50 Redação
Colégio Satc, Ensino Fundamental, Notícias

Trabalhar a autoconfiança, reduzir ansiedade, ajudar os estudantes a se desenvolverem socialmente e reconhecer o sentimento do outro. Esses foram objetivos alcançados com o projeto “Os bichos que tive”, inspirado no livro de mesmo nome da escritora Sylvia Orthof. A proposta foi realizada com as turmas do 2º ano do ensino fundamental séries iniciais do Colégio Satc.

Ao trabalhar com a história, a professoras Deisi Leandro, Maria Eduarda Oliveira e Pauline Fernandes procuraram trazer aspectos dos cuidados com os animais para a aula virtual.

Ao lidar com os animais, os alunos projetam os cuidados que os pais têm com o mesmo, a intimidade e o elo que se forma entre um aluno e o animal de estimação, vai além da troca de afeto, atenção e brincadeiras, o aluno compreenderá a importância de cuidado com os bichos criando um vínculo de responsabilidade, respeito, amizade e amor.

Durante as aulas remotas, a professoras trabalharam com a contação da história. Um dos pontos que chamou a atenção foi o “bicho-papão da minha imaginação”, trecho que os alunos puderam também falar de seus medos e compartilhar a imaginação. Esse foi um momento de externar isso, fazendo com que cada criança criasse o seu bicho-papão. Para o processo, as professoras estimularam o uso de materiais recicláveis, que normalmente são jogados fora. Além da brincadeira, as turmas ainda aprenderam mais sobre a importância de reutilizar materiais e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Alimentação saudável e colorida nos pratos dos alunos do Colégio Satc

Estudantes do Terceirão participam do Satcflix

Ações do ODS na prática levam à reflexão sobre cuidados com pessoas, economia e o meio ambiente