Estudantes do Colégio Satc em Turvo criam regras para acompanhar aulas

Atividade foi proposta pela turma do 7º ano na disciplina de Produção Textual

11/09/2020 14:02 Redação
Colégio Satc, Notícias, Unidade Turvo

A importância das leis em uma sociedade e o papel de cada cidadão no cumprimento delas foram temas abordados na disciplina de Produção Textual com a turma do 7º ano do ensino fundamental II do Colégio Satc em Turvo. Mas a professora Kelli Neoti não queria ficar apenas no debate. Ela estimulou a turma a criar o regimento de classe para as aulas remotas.

Disposto no Art. 1 estão 11 itens que foram propostos pelos alunos. “Cada um trouxe uma proposição. Eles puderam argumentar e defender isso, fazendo um debate ao vivo. Depois as propostas foram votadas, algumas escolhidas e outras descartadas”, ressalta a professora.

No regimento da turma estão orientações como o respeito a toda comunidade escolar, cuidado com equipamentos, evitar atrasos no ingresso das aulas e até colocar figurinhas no chat. O documento também pontua a discussão de temas transversais e a produção de práticas interativas.

A proposta da disciplina segue as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz diretrizes para o ensino regular no país. A professora trabalhou a produção e o surgimento de leis, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e a participação dos cidadãos. “Eles conseguiram ver o que criaram, se envolveram nas regras. Geralmente recebem regras prontas e resistem. Por isso, considero que o resultado foi muito positivo, porque eles se sentem parte da comunidade e do ambiente que estão vivendo. Torna mais importante o respeito às regras”, ponderou Kelli.

“A parceria entre alunos e professores está se mostrando fundamental no período de aulas remotas. O professor usa a criatividade e metodologia para envolver as turmas. Esse exemplo do 7º ano é mais um para comprovar como eles são capazes de refletir um tema e trazer para a prática cotidiana aplicando o conhecimento”, afirmou a coordenadora de ensino, Mafalda Rosso Izidoro.

Alimentação saudável e colorida nos pratos dos alunos do Colégio Satc

Estudantes do Terceirão participam do Satcflix

Ações do ODS na prática levam à reflexão sobre cuidados com pessoas, economia e o meio ambiente