Gratidão

A vocês, meus professores!

Meu carinho por aqueles que mantêm meu legado vivo, transformar pela educação

15/10/2020 06:00
Colégio Satc, Cursos Livres, Faculdade Satc, Graduação, Institucional, Notícias, Unidade Turvo

Ahhh 2020, quem diria que você seria um ano tão desafiador.

Lá em janeiro, quando ainda estávamos em férias, os planos para o ano que nascia eram tantos. Eu mesma, jovem senhora em meus 61 anos, vinha cheia de expectativas, ideias inovadoras e muita coisa pra fazer.

Já em fevereiro eu senti o carinho de tantos. Ah meus professores, vocês estavam de volta, trazendo abraços e risadas para meus corredores. Era a hora de planejar um ano lindo, com projetos, novas pesquisas e aulas lindas para minhas crianças de todas as idades.

E foi assim, que nos reencontramos e ficamos esperando por eles, os nossos alunos. E eles voltaram. Correndo, pulando, gritando e enchendo os meus corredores de uma energia única e especial. A volta às aulas é aquela hora que sempre espero. Quero ver minhas salas, pátios e laboratórios cheio de alunos que estão ali para aprender, ensinar, se dedicar e fazer o que só a educação faz, transformar!

Junto com eles, educadores de todas as idades – alguns que foram meus alunos – e hoje compartilham aquilo que também aprenderam.

Mas aí veio um vírus, menor que uma poeira, que cruzou oceanos e se instalou por aqui. Quando se começou a falar dele, tivemos que reaprender coisas básicas, como lavar as mãos e usar máscaras. Mas o bichinho é danado e fez com que a gente tivesse que se afastar fisicamente. Desde março não escuto mais os gritos nos corredores, a brincadeira de bola no campo, nem a correria pra chegar rápido na fila do macarrão.

Sabe, nesses meus 61 anos de vivência aqui em Criciúma, uma coisa eu aprendi: tenho junto comigo pessoas incríveis, que fazem toda a diferença. Elas ajudam a me manter estruturalmente, trabalhando para deixar os jardins mais coloridos, as salas limpas, os documentos mais organizados, recebem bem meus alunos todos os dias, mas, especialmente são um batalhão que está na linha de frente disso tudo, os meus professores. Ah queridos, quanto orgulho de vocês! Não que vocês já não fossem únicos, especiais, mas este ano, vocês se superaram!

Dominaram tecnologias que nem imaginavam, criaram cenários em casa, viraram youtubers, conectaram meus alunos que estavam espalhados pelos quatro cantos do sul catarinense. Transformaram conteúdos antes só dados presencialmente em aulas ricas de conhecimento e aprendizado. Rolou de tudo, de festa virtual, contação de histórias, desafios, exercícios físicos, experimentos químicos até vilas gramaticais. Tudo isso e mais um monte de coisas que a memória dessa jovem senhora nem sempre consegue lembrar.

Hoje, significou-se dizer que é o Dia do Professor, mas, pra mim, aqui nos meus 61 anos, isso é todo dia. São vocês, meus educadores queridos, que mantêm firme o meu legado, o de transformar pela educação.

Meu coração pulsa com vocês!

[VÍDEO] Biblioteca da Satc completa 55 anos de história

Turmas do 2º ano do Colégio Satc aprendem sobre educação financeira