Aula de Geografia trata de novas fontes de energia

Estudantes do 5º ano participaram de bate-papo com analista ambiental

17/10/2020 11:16 Redação
Colégio Satc, Ensino Fundamental, Notícias

Entender quais são as fontes de energia é um dos conteúdos trabalhados nas aulas de Geografia do 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais, do Colégio Satc. As professoras Juliane, Katia e Luciane, trouxeram a analista ambiental e pesquisadora do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) Regina Freitas Fernandes, para conversar com as turmas.

Os alunos entenderam mais sobre o processo de extração do carvão mineral e sua utilização na matriz energética brasileira, bem como a preocupação de recuperar as áreas degradadas com a exploração do carvão e ajudar a preservar o meio ambiente.

“Tivemos um momento descontraído e de muita aprendizagem e conhecimento por parte dos alunos e também dos professores com os questionamentos feitos, desde o que é o carvão, como ele se forma, onde é encontrado e quem descobriu que ele era capaz de gerar energia”, ressaltaram as professoras.

Regina trouxe os aspectos históricos que envolveram a mineração, já que antigamente a escolha do carvão era realizada manualmente, não havia ferramentas motorizadas para auxiliar o trabalho dos mineiros e também os cuidados com a proteção dos trabalhadores quase não existia. Foram expostas algumas imagens de áreas degradas e que agora estão sendo recuperadas.

[VÍDEO] Biblioteca da Satc completa 55 anos de história

Turmas do 2º ano do Colégio Satc aprendem sobre educação financeira