instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Tecnologias

Equipe do Colégio Satc se classifica para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes do ensino fundamental se classificaram na disputa com turmas do ensino médio

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
28/10/2020 15:55 Redação
Colégio Satc, Ensino Fundamental, Notícias

Uma conquista e tanto para quatro adolescentes do Colégio Satc. Matheus Carminatti Pacheco, Brendon Cordova Silveira, Gabriel Maurilio Teixeira e Lucas Pavesi da Silva Paula integram a equipe que foi classificada etapa de Santa Catarina da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A boa colocação dos garotos, que conquistaram 430 pontos, garantiu a classificação para a prova nacional.

“O nosso trabalho foi focado somente na escolha de um robô feito no próprio simulador pelos desenvolvedores do sBotics e programá-lo com todas as características que ele tinha. Foi bem cansativo e muito divertido o processo de aprendizagem da nova linguagem de programação”, contou o estudante Brendon.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é desenvolvida em duas modalidades, prática e teórica, exercitando conhecimentos dos estudantes. O objetivo da competição é estimular os jovens a estimular a junção da ciência e tecnologia, promovendo o pensamento lógico.

O Colégio Satc participou com seis equipes, três delas formadas por alunos do ensino médio e técnico e três com representantes do ensino fundamental, séries finais. Participaram estudantes de Criciúma e da unidade de Turvo. “As atividades práticas são estimuladas nas aulas de Tecnologias Aplicadas”, explicou o professor Guilherme Cardoso Cruz. A disciplina de TA faz parte da matriz curricular do Colégio Satc desde a educação infantil até o ensino médio.

Prova exigiu dedicação

Realizada de maneira online, a etapa catarinense da OBR fez com que as equipes desenvolvessem um robô bombeiro, com autonomia para seguir linhas, identificar falhas no caminho, reencontrar o trecho e salvar vítimas. “Era preciso criar esse robô inteligente para fazer o percurso”, afirmou Cruz.

Agora, o grupo se prepara para a disputa da etapa nacional. A prova será entre os dias 10 e 14 de novembro, também online, como foram as classificatórias.

Print Friendly, PDF & Email

Turma do técnico em Química aprende a fazer biodiesel

Almoço mais saudável no Infantil com alimentos direto da horta

Turminha do Infantil deixa espaços mais coloridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: