ELEIÇÕES

Mesários estão preparados para as eleições com treinamento on-line e regras de higiene

Uso de álcool gel, máscara e distanciamento devem ser obedecidos no dia 15 de novembro

15/10/2020 14:08 Jatene Macedo
Destaques Crici. Reg., Destaques Eleições, Eleições, Jornalismo Satc, Notícias de Criciúma e Região

Mesmo em meio a uma pandemia que assola o mundo todo, as eleições municipais irão acontecer. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro, seguindo todos os cuidados de higiene determinados pelo Ministério da Saúde.

O horário de votação foi ampliado, também por conta do vírus, das 7h da manhã às 17 horas, sendo que até as 10 horas será preferencial para maiores de 60 anos.

Para quem vai trabalhar durante as eleições, como os mesários, todas as orientações já foram passadas. “Depois do recrutamento houve auxílio on-line, cursos e atividades. Todo procedimento em relação ao Covid-19 foi passado, como os cuidados que devemos tomar no dia e como agir. Por conta da pandemia foi oferecido um auxílio maior, uma aprendizagem melhor e toda orientação. Temos uma conta no TSE para tirar dúvidas, por meio de um site específico”, explica a mesária que atuará na escola de Educação Básica José do Patrocínio, em Siderópolis, Karina Antunes de Souza.

A pandemia não desanimou os voluntários e o vírus não gera medo ou receio em trabalhar com grande movimento de pessoas. “Não estou com receio, estou bem segura de trabalhar esse ano em meio a pandemia, pois estamos tomando todos os cuidados, teremos todos os materiais, EPI’s, e todo cuidado com álcool em gel”, disse Karina.

Daniele Domingos Lopez também será voluntária na escola de Educação Básica José do Patrocínio, em Siderópolis, e também conta que não sente medo em se voluntariar esse ano. “As medidas de proteção contra o Covid-19 estarão bem rigorosas então acredito que não haverá nenhum problema”, concluiu.

Em Criciúma a mesária Marcele Matos Pereira, será voluntária no CEI Afasc Maria de Assis Góes, no bairro São Luís. Essa é a primeira vez que ela atua como mesária. “Agora que já sabemos como nos cuidar, não tenho medo nem receio”, pontua.

O indicado ao eleitor é que cada um leve sua caneta, utilize máscara o tempo todo, higienize sempre as mãos e evite ao máximo aglomerações.

Outros cuidados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou um plano de segurança sanitária para as eleições. Além do horário ampliado existem outras regras, como:

– Máscara: seu uso é obrigatório, sem ela o eleitor não poderá votar.

Se necessário, o mesário poderá pedir que o eleitor se afaste e abaixe a máscara para verificar a foto na identidade.

– Distanciamento: será exigido o mínimo de 1 metro de distância.

– Comida: não será permitido comer ou beber na fila de espera. A medida tomada serve para evitar que os eleitores tirem a máscara.

– Álcool em gel: será distribuído em todas as seções para que os eleitores higienizem as mãos antes e depois da votação.

– Caneta: o TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação.

*com informações do site Agência Brasil

*crédito foto capa: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Calor, chuva e manhãs amenas na última semana de outubro

Brasileira conta como está a pandemia na Irlanda após retorno do lockdown