Mercado

Semana de Carreiras e Empregabilidade aproxima empresas e estudantes do Colégio e Faculdade Satc

Evento, em forma online, segue na noite de sexta-feira com oficinas e workshops

16/10/2020 18:27 Redação
Colégio Satc, Ensino Técnico, Faculdade Satc, Graduação, Notícias

Estudantes do Colégio e da Faculdade Satc estão participando de uma semana de formação profissional e aprendizado. A Semana de Carreiras e Empregabilidade uniu os dois níveis de ensino, permitindo uma aproximação com o mercado de trabalho, mesmo em tempos de aulas remotas. Empresários, gestores e profissionais de Recursos Humanos trouxeram um raio-x dos segmentos, desafios enfrentados e oportunidades de trabalho.

A Semana de Carreiras e Empregabilidade uniu duas ações, a Arena Sete, que é uma proposta de formação dos cursos de graduação, com palestras, workshops e oficinas, e a Feira da Empregabilidade, que traz empresas para dentro da instituição. “Nos últimos sete meses estamos sendo desafiados a fazer sempre coisas novas. Essa semana é uma junção de duas atividades muito importantes, mas que reforçam essa atuação da Satc junto ao setor empresarial sul catarinense, trazendo a indústria para cá e apresentando ela aos nossos alunos”, ressaltou o diretor geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira.

Na abertura do evento, a palestra com os empresários Edmilson Zanatta, CEO da Farben Indústria Química, e o jornalista Marcello Petrelli, presidente do Grupo ND, trouxe dados sobre o cenário econômico atual, impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus e perfil profissional. “O Brasil é um dos melhores países do mundo, com riquezas e oportunidade, mas o mais importante é a questão da ética e da honestidade. Os jovens têm que nos ajudar muito, fazer esse enfrentamento. Só teremos um Brasil justo se intensificarmos isso no cotidiano”, ressaltou Petrelli.

Sobre as novas rotinas de trabalho, Zanatta, ponderou que é fundamental ter um equilíbrio entre o home office e o presencial, porque há momentos em que a interação ‘olho no olho’ é indispensável. A dica que ele deu aos estudantes é de se manter atualizado. “Estudem sempre. Não saiam da academia nunca, estejam sempre aprendendo. Não sabemos o que vai ter depois da pandemia, mas uma coisa é certa, vamos fazer o nosso melhor”, reafirmou.

Vagas disponíveis

Durante a quinta-feira, foi fortalecido o momento de aproximação com as empresas. Por meio de lives, representantes do segmento empresarial puderam apresentar seus negócios, falar de perfil profissional e também apresentar as vagas que estão em aberto.

A Feira da Empregabilidade foi apresentada em um novo formato e reuniu 14 empresas. “Temos que nos reinventar também. Este é um momento importante, de aproximação e de mostrar as oportunidades aos alunos”, ressaltou a gerente executiva litoral sul do Sesi/Senai e Instituto Evaldo Lodi (IEL).

As interações com os alunos, as perguntas e o feedback mostraram que a oportunidade foi bem aproveitada, tanto por alunos dos cursos técnicos, quanto da graduação.

“Foi importante trazer empresas de segmentos diversos para os estudantes pudessem entender um pouco mais sobre elas. A Feira é um dos instrumentos que temos de manter essa relação com o setor produtivo. Recebemos a oferta de muitas vagas e os indicadores que revelam que o mercado está aquecido”, destacou o coordenador do Setor de Estágios da Satc, Fabiano Ugioni.

A palestra de abertura e as lives com os representantes das empresas podem ser acessadas no canal da Satc no Youtube.

[VÍDEO] Biblioteca da Satc completa 55 anos de história

Turmas do 2º ano do Colégio Satc aprendem sobre educação financeira