instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Opinião&Mercado

Serviços Ambientais

Caracterização de nascentes e cursos hídricos em áreas de novos empreendimentos

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
19/11/2020 17:22
Artigo, Blog, CT, Educação, Tecnologia

A crescente expansão urbana que vem ocorrendo nos grandes centros urbanos nas últimas décadas não se fez acompanhar de um planejamento racional do uso e ocupação do solo e utilização dos recursos hídricos.

Esta falta de planejamento, com a ocupação de Áreas de Proteção Permanentes (APP) e áreas de riscos, tem ocasionado conflitos de uso do solo, de difícil equacionamento, que acarretam prejuízos significativos ao Poder Público, aos órgãos fiscalizadores e às comunidades.

As cidades têm sofrido as consequências típicas das cheias de bacias urbanas, onde a impermeabilização do solo, resultado da urbanização, provoca uma redução da infiltração e um aumento do escoamento superficial. Que por vezes não é suportado pelo canal principal do rio e termina por extravasar ocasionando inundações.

Neste contexto, o conhecimento do sistema de drenagem original e fundamental para a definição de diretrizes que evitem ou minimizem este tipo de problema e regulamentem o adequado planejamento urbano. A foto abaixo mostra o centro da cidade de Criciúma em um período de chuvas intensas.

 

 

Nos últimos anos em Santa Catarina, principalmente no sul do estado, o Ministério Público Federal (MPF), juntamente com os órgãos de fiscalização ambiental tem atuado no sentido de coibir a ocupação de áreas de APP. Principalmente, aquelas relacionadas a presença de nascentes e cursos d’água.

Assim, em quase todos os municípios, para liberação de projetos de loteamentos e ou condomínios residenciais é exigido um estudo hidrológico, com a caracterização de nascentes cursos d’água e sistemas aquíferos.

Atuação do Centro Tecnológico 

Dentro desta ótica, pela importância que representa este tema para a sociedade, o Centro Tecnológico da Satc conta com um qualificado corpo técnico, com experiência em mapeamento e caracterização de nascentes, estudos de evolução multitemporal de sistema de drenagem. Bem como, estudos do meio-físico, modelagem matemática e legislação ambiental.

Atualmente, o Centro Tecnológico presta serviço para várias empresas, instituições e municípios, gerando informações e conhecimentos que permitem a identificação de pontos críticos em área urbana sujeitos a alagamentos, a definição de medidas para minimização dos efeitos das cheias urbanas.

Na área ambiental tem auxiliado as empresas do setor carbonífero na revitalização de áreas de APP e as empreiteiras na identificação de nascentes e caracterização de sistemas de drenagens.

Entre em contato e tire suas dúvidas:

Nosso site: https: https://lnkd.in/dX9dqzy

Whatsapp: (48) 3431-7628

Telefone: (48) 3431-7628 ou 99148-5891

Print Friendly, PDF & Email

A importância da equipe de meio ambiente para sua empresa

Tenho um terreno com rejeito de carvão: o que devo fazer antes de construir?

Como deixar sua empresa alinhada com as normas ambientais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: