instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Opinião&Mercado

Solução Ambiental

A estrutura necessária para uma recuperação ambiental em APP

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
03/12/2020 15:56
Artigo, Blog, CT, Educação, Tecnologia

A recuperação ambiental de Área de Preservação Permanente (APP) nada mais é do que a reparação de um dano causado a um ecossistema.

Assim como, os cílios são para nossos olhos, a mata ciliar tem o importante papel de proteger as margens dos rios e lagos de processos erosivos, além de manter a qualidade das águas e fornecer alimentos para os peixes.

A mata cumpre também a função de corredores ecológicos para a fauna, pois permite que animais silvestres atravessem de um lugar para outro.

Com intuito de nortear a elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), instituiu a Instrução Normativa Nº 4, DE 13 DE ABRIL DE 2011.

A norma dispõe e estabelece as principais diretrizes para elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Dentre elas, está o uso futuro da área, metodologia, manutenção e programa de monitoramento.

Projeto para a recuperação ambiental de APP

Para que tal ação ocorra, é necessário a elaboração do PRAD. Este deve ser desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e apresentar um conjunto de informações, métodos e instruções de acordo com as peculiaridades de cada área.

Sendo assim, necessário o emprego de técnicas para que a área saia de uma condição alterada para uma situação que pode ainda ser diferente do seu estado original, porém, com condições de abrigar a fauna e flora da região.

Para a execução de um PRAD, deve-se levar em conta as especificidades de cada local, pois cada um possui características bióticas e abióticas únicas. Além de definir quais serão as medidas para a recuperação da área em consonância com as características do ambiente e com o grau de impacto presente.

Após implantar o projeto de recuperação da APP, deve-se iniciar o monitoramento, que deverá acontecer durante cinco anos, pois esse é o período de maior taxa de crescimento de plantas lenhosas. Sendo a fase mais importante no ciclo de desenvolvimento das mudas e onde elas devem receber adubações e tratos culturais que proporcione uma boa aclimatação.

Nosso trabalho desenvolvido para a recuperação ambiental em APP

O Centro Tecnológico SATC conta equipe especializada na elaboração de projetos e monitoramento dessas áreas, com mais de 10 anos de atuação. Executamos serviços de forma eficiente e precisa.

O CT Satc conta com uma equipe que de profissionais experientes e qualificados em diferentes áreas ambientais. Nossos consultores fazem acompanhamento das áreas, auxiliando, assim as empresas que de alguma forma tenham essa demanda.

Conheça mais sobre nossos serviços e tire suas dúvidas pelo nosso site: campanhas.satc.edu.br/ctsatc/

Entre em contato também pelos nossos canais de comunicação:

Whatsapp: (48) 3431-7628

Telefone: (48) 3431-7628 ou 99148-5891

Print Friendly, PDF & Email

Engenharia Mecatrônica e o crescimento econômico

Quais são os órgãos governamentais da área ambiental e suas funções

Monitoramento do clima e a relação com os recursos hídricos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: