instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Opinião&Mercado

Meio Ambiente

Monitoramento do clima e a relação com os recursos hídricos

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
18/12/2020 11:10
Artigo, Blog, CT, Educação, Tecnologia

O conhecimento sobre as variáveis climáticas é de grande relevância para os mais variados fins, como o planejamento agrícola, planejamento urbano, preservação ambiental, entre outros.

As condições naturais de ocorrência de determinadas espécies da fauna e da flora de uma região, está ligada ao tipo de clima e de solo, contribuindo diretamente nos limites físicos dos biomas.

Além disso, as variáveis ambientais podem alterar as condições de volume e qualidade de rios, nascentes e córregos.

Influência nos recursos hídricos

Entre as principais condicionantes que influenciam nos recursos hídricos, destacam-se a precipitação pluviométrica e a evapotranspiração.

A primeira se refere a deposição de água proveniente da atmosfera, podendo ser vista na forma de chuva, granizo, neblina, chuvisco, orvalho, entre outros.

Enquanto, a evapotranspiração é caracterizada como a transferência de água de uma superfície para a atmosfera, por meio, de processo de evaporação e transpiração. (World Meteorological Organization, 1984).

A relação entre estas duas variáveis é uma forma de avaliar a disponibilidade de água de um local, apresentando o saldo entre a precipitação pluviométrica e a evapotranspiração. A fim de, conhecer as condições de balanço hídrico climatológico regional.

Desta forma, o balanço hídrico climatológico determina o regime hídrico de uma região, permitindo avaliar a quantidade de água no solo disponível às plantas. Além, de indicar períodos muito secos ou úmidos dentro de um espaço de tempo (Thornthwaite e Mather, 1955).

Balanço hídrico climatológico regional

A região sul de Santa Catarina, por exemplo, apresenta um balanço hídrico climatológico médio positivo durante o ano. Visto que, a linha de precipitação pluvial se mantém sempre acima da linha de evapotranspiração (Figura 1).

Ou seja, a ocorrência de chuvas é maior do que a perda de água do solo. Assim, a região é caracterizada como “sem estação seca definida”.

Figura 1 – Balanço Hídrico climatológico para o sul de Santa Catarina.

Em monitoramentos hídricos, a ocorrência de excessos hídricos pode ocasionar a alteração dos aspectos qualitativos da água. Podendo promover uma diluição na concentração de poluentes, redução da condutividade elétrica, da carga de acidez, dentre outros parâmetros, melhorando, temporariamente, a sua qualidade.

Já, a ocorrência de eventos secos, pode reduzir o fluxo de águas, aumentando a concentração de poluentes e reduzindo a sua qualidade.

Trabalho realizado pelo CT Satc

O Centro Tecnológico Satc conta com uma estação meteorológica que monitora e registra as principais variáveis climáticas, como temperatura, precipitação, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica e umidade relativa do ar.

Esta estação é referência por sua precisão de dados, auxiliando, assim, em setores econômicos da região como na agricultura, em projetos ambientais e na prevenção de perdas devido à previsão antecipada de eventos climáticos extremos.

A estrutura fica em uma posição estratégica, captando dados por sensores de alta qualidade, e gera informações em tempo real sobre o clima gratuitamente no site da Satc para toda a comunidade.

Além disso, nossos especialistas realizam ações de monitoramento ambiental, e contam com laboratórios de ponta para a análise de águas e efluentes.

Conheça mais sobre nossos serviços e tire suas dúvidas pelo nosso site – http://campanhas.satc.edu.br/ctsatc/

Entre em contato também pelos nossos canais de comunicação:

Whatsapp: (48) 3431-7628

Telefone: (48) 3431-7628 ou 99148-5891

Print Friendly, PDF & Email

Engenharia Mecatrônica e o crescimento econômico

Quais são os órgãos governamentais da área ambiental e suas funções

Monitoramento do clima e a relação com os recursos hídricos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: