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SAÚDE

Psicóloga dá dicas para manter a saúde mental neste fim de ano

É preciso manter uma rotina saudável, agregando a saúde física com a saúde mental

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24/12/2020 08:08 Jatene Macedo
Destaques Crici. Reg., Jornalismo Satc, Notícias de Criciúma e Região

O novo coronavírus trouxe consigo muitas preocupações, uma mudança de rotina e principalmente um acumulo de trabalho. Durante o ano essas preocupações foram dando espaço a dores físicas e mentais. O final do ano chegou e agora é hora de relaxar, aproveitar o Natal, o Ano Novo e as férias, sempre mantendo a saúde em ordem.

A psicóloga Alessandra Martarello Alves dá algumas dicas para manter a saúde mental neste fim de ano:

– Mantenha ao seu lado pessoas que ama e/ou estima;

– Se você faz treinos físicos, mantenha essa rotina;

– Use a tecnologia para se aproximar de amigos e parentes;

– Descanse sua mente. Dê um tempo para o excesso de informações;

– Faça atividades que dê bem-estar;

– Estabeleça e mantenha sua rotina diária;

– Cuide do seu sono;

– Cuide de sua alimentação;

– Utilize a técnica

  1. C. A. L. M. E. – S. E.

Criada pelo psicólogo Bernard Rangé, essa é uma estratégia que ajuda nas crises de ansiedade e ataques de pânico.

A = Aceite as sensações geradas pela ansiedade. Entenda que assim como veio, ela vai embora.

C = Contemple, observe ao seu redor. Descreva objetos, pessoas, foque sua atenção no ambiente em que está.

A = Aja. Continue o que estava fazendo, mesmo com a ansiedade. Desacelere, mas continue.

L = Libere o ar dos pulmões. Respire devagar, inspire pelo nariz, contanto mentalmente até 3, leve o ar ao abdômen, segure o ar por 3 segundos e solte lentamente pela boca contando até 6.

M = Mantenha a rotina anterior. (Aceitar, Contemplar, Agir, e Respirar), até que você se sinta mais confortável.

E = Examine seus pensamentos. Verifique racionalmente se seus pensamentos são possíveis de acontecer ou não.

S = Sorria, você conseguiu passar pela crise.

E = Espere o futuro com aceitação. Entenda que a ansiedade faz parte de todas as pessoas, e é útil para sua sobrevivência. Agora você já sabe que as crises vem e vão embora.

– Busque viver um dia de cada vez.

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