instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Opinião&Mercado

Tecnologia

Uma nova forma de ver dados com os mapas interativos web

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail
09/12/2020 16:00
Artigo, Blog, CT, Educação, Tecnologia

O uso de mapas em aplicações web como forma de visualização de dados, tem se tornado cada vez mais utilizado, mudando a forma como o usuário acessa e visualiza as informações.

O ambiente dinâmico e interativo, da tecnologia Webmapping, proporciona uma experiência diferente no entendimento dos dados por meio de sua geolocalização no mapa.

As vantagens de se utilizar essa tecnologia, está no fato de o usuário não precisar de um software específico para dados geográficos instalado em seu dispositivo. Bastando apenas ter acesso a internet para poder visualizar e manipular os dados disponibilizados.

Nosso trabalho desenvolvido com mapas web

O Centro Tecnológico Satc, em uma parceria com a 4º Vara da Justiça Federal, disponibiliza uma aplicação com esta tecnologia Geo e de acesso público. Com imagens atualizadas, o mapa disponibiliza informações de áreas impactadas pela mineração de carvão na região sul de Santa Catarina e que se inserem em diferentes estágios de recuperação ambiental.

A aplicação dispõe de dados como as áreas impactadas pela mineração, as localidades onde possuem minas subterrâneas, os limites territoriais com informações dos envolvidos (réus). Além disso, com status da recuperação de cada área, os pontos de recursos hídricos subterrâneos, as bocas de minas monitoradas, recursos hídricos superficiais, etc.

Mapas de indicadores ambientais

Esses dados disponibilizados fazem parte dos indicadores ambientais coletados pelo Sindicato Indústria de Extração Carvão Estado SC (SIECESC), pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e pelas empresas carboníferas.

E propiciam aos usuários informações atualizadas que são do interesse público e privado, auxiliando na tomada de decisão quanto a evolução destes indicadores referente a recuperação ambiental.

Os dados dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, e de bocas de minas monitoradas fazem parte do webmapping e possuem a funcionalidade de geração de gráfico com as campanhas de monitoramento. À qual, são analisadas pelo Grupo Técnico de Assessoramento à execução da sentença (GTA).

Análise dos dados reproduzidos pelos mapas web

As análises desses dados públicos são feitas por uma equipe de profissionais especializada e qualificada que faz a elaboração do relatório de monitoramento. Que posteriormente é utilizado para um debate técnico sobre os rumos da Sentença, proferida a partir de uma Ação Civil Pública (ACP do Carvão) conduzidos pelos próprios envolvidos e que serve de apoio à decisão final do juiz, em consenso com as partes.

A partir dos dados analisados e validados, estes são disponibilizados na aplicação web para acesso do público em geral.

Para acessar os dados e verificar todo o potencial da aplicação como fonte de informação acesse ACP Carvão www.acpcarvao.com.br.

A equipe também presta consultoria referente à estudos e projetos ambientais.

Entre em contato conosco e vamos auxiliá-lo com seu projeto:

Nosso site: campanhas.satc.edu.br/ctsatc/

Whatsapp: (48) 3431-7628

Telefone: (48) 3431-7628 ou 99148-5891

Print Friendly, PDF & Email

Quais são os órgãos governamentais da área ambiental e suas funções

Monitoramento do clima e a relação com os recursos hídricos

Saiba se o seu empreendimento precisa de licenciamento ambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente: