Projeto da UniSatc prevê energia fotovoltaica em escola de Criciúma

Projeto realizado em parceria com a prefeitura já foi elaborado e está em fase de aprovação

15/01/2021 13:53 Redação
Faculdade Satc, Notícias, Parcerias, Responsabilidade Social

Uma escola municipal com energia fotovoltaica. Esse é o objetivo do projeto elaborado pelo curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, em parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma. Nos últimos meses, foram feitas visitas técnicas ao C.E.I.M Natureza, localizado no bairro Vila Natureza, em Criciúma. O intuito da visita, foi fazer um levantamento das instalações elétricas, calcular a demanda e comparar com o consumo atual da instituição. Para que essa escola seja contemplada com um projeto piloto fotovoltaico, que será elaborado pelo curso e a execução ficará a cargo da Prefeitura.

O trabalho foi feito em conjunto entre os bolsistas da Prefeitura Municipal de Criciúma e os alunos do curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, Ivan Meneghel Freitas e Eric Shaucoski, juntamente com a professora responsável, Franciele Peruchi Ronchi.

“Desde 2016 temos uma parceria com a prefeitura de Criciúma, na qual ajudamos na avaliação, projeto e atualização das instalações elétricas das escolas municipais. Neste ano, além dos projetos habituais, em que atualizamos os projetos das escolas para atender as novas demandas de energia, estamos trabalhando em um projeto piloto, solicitado também pela prefeitura, pra utilização de energia fotovoltaica”, explica a professora responsável pelo projeto, Franciele Peruchi Ronchi.

A nova iniciativa nasceu através de um pedido da própria prefeitura. Neste momento o projeto está em análise de custos para uma possível implantação. “Essa é uma excelente oportunidade para todos os envolvidos em aprender e aplicar uma tecnologia que está sendo cada vez mais utilizada por empresas, residências e timidamente no setor público, como é o caso do projeto com a prefeitura, desta forma estamos contribuindo para a formação de profissionais nesta área e na redução dos gastos com eletricidade e também o impacto ao meio ambiente no município de Criciúma”, afirma o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UniSatc, André Tavares.

Acadêmicos de volta às aulas presenciais na UniSatc

Instrução técnica sobre aterramento em minas de carvão é desenvolvido pela UniSatc

UniSatc lança dez cursos de pós-graduação com foco na formação e desenvolvimento de líderes