Processos

TCC traz soluções para área da soldagem da indústria metalmecânica

Aplicação na prática dos conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia Mecatrônica

16/01/2021 07:25 Redação*
Faculdade Satc, Graduação, Notícias

O curso de Engenharia M16ecatrônica do Centro Universitário UniSatc associa em suas disciplinas aulas teóricas e práticas, proporcionando aos alunos amplo conhecimento e proximidade com o mercado de trabalho.

Prova disto são os TCCs desenvolvidos pelos alunos como solução de problemas para os parques fabris das indústrias. O trabalho de conclusão de curso do acadêmico Leonardo Severo Salvaro investigou e trouxe soluções para uma indústria metalmecânica da região na área de soldagem. A pesquisa foi iniciada no primeiro semestre de 2020 e foi intensificada no segundo semestre, onde foram obtidos os principais resultados.

“Sempre tive afinidade pela área de soldagem, desde as aulas do técnico e percebendo as possibilidades de crescimento que a área proporciona escolhi este tema para desenvolver meu TCC. Outro fator preponderante foram os problemas com a soldagem observado na empresa onde trabalho, então decidi estudar um dos problemas em questão”, destacou o acadêmico.

A união de peças por meio de soldagem figura entre um dos mais importantes processos de fabricação no que se refere ao segmento da metalurgia. Apesar de sua importância a união de chapas por solda possui deficiências oriundas principalmente da influência térmica que esse tipo de processo tem sobre os metais, fator que se agrava drasticamente em chapas de espessura reduzida.

O procedimento de soldagem MAG se posiciona como um dos mais difundidos no cenário nacional, em contrapartida a metodologia de soldagem MAG pulsada, derivação do método tradicional, possui poucos usuários dada sua maior complexidade quanto a configuração de seus parâmetros. O MAG pulsado tem por premissa básica a alternância entre uma corrente de base e um valor de pico durante todo o procedimento, essa variação implica em um aporte térmico reduzido e uma melhor soldabilidade em chapas de baixa espessura.

Durante o desenvolvimento do TCC, Salvaro realizou experimentos práticos fundamentados por autores que trazem parâmetros atuais do processo de soldagem, correlacionou com o processo na indústria e determinou resultados importante que serão usados na empresa. Esse é o grande proposito da Engenharia Mecatrônica, relacionar o que é estudado em sala de aula e laboratório prático com a real necessidade do mercado de trabalho.

*Texto do professor Anderson Daleffe.

Acadêmicos de volta às aulas presenciais na UniSatc

Instrução técnica sobre aterramento em minas de carvão é desenvolvido pela UniSatc

UniSatc lança dez cursos de pós-graduação com foco na formação e desenvolvimento de líderes