Capacitação para Praticantes de Atividades de Aventura na Natureza

Local: SATC/CRICIÚMA

Público

– Este curso tem por finalidade capacitar os participantes a realizar o levantamento, planejamento, avaliação e gestão dos riscos e formatar suas aventuras na natureza com segurança, através do conhecimento das mais atuais técnicas e equipamentos para atividades na natureza em uso no Brasil e no mundo.
Esta aula é desenvolvida pela modalidade de ensino presencial e os alunos serão considerados aprovados se participar em 75% das atividades e realizar todas as eventuais tarefas propostas.
Todos os interessados.

PRÉ-REQUISITOS – Para a inscrição no curso os alunos deverão satisfazer as seguintes condições:
• Idade mínima de 16 anos;
• Capacidade física para realizar as atividades. O nível de dificuldade será individualizado conforme a condição dos alunos;
• Não apresentar patologias cardíacas ou respiratórias que possam ser agravadas com a atividade;
• Preencher uma ficha médica;
• Respeitar as regras de mínimo impacto em ambientes naturais;
• Preencher um termo de conhecimento sobre os riscos da atividade e comprometendo-se e respeitar e aceitar todas as medidas de segurança impostas pela organização.

• Receba mais informações

Módulo 1: Planejamento da Atividades

Nesse módulo será apresentada a sequência das ações para o planejamento da atividade, tais como a escolha do local ou atividade, os processos para o levantamento de informações sobre o roteiro, reconhecimentos para confirmação das informações a ratificação ou a retificação dos planos após o reconhecimento, a planificação da atividade e o planejamento das atividades alternativas em caso de mal tempo ou impossibilidade de se realizar o planejamento inicial.

Módulo 2: Orientação e Cartografia

Nesse módulo os participantes terão um iniciação ao uso da bússola, mapas e cartas topográficas, para realizar o levantamento e planejamento inicial da atividade bem como para conseguirem orientar-se durante a atividade. Além disso será realizada uma introdução ao uso de GPS e de Aplicativos de Geolocalização em celulares.

Módulo 3: Gestão dos Riscos em Atividades de Aventura

Nesse módulo será ensinado aos participantes os processos para o Levantamento, Avaliação, Classificação e as opções de tratamento dos riscos inerentes a qualquer atividade de aventura na natureza, com a finalidade de minimizar ao máximo a possibilidade de acidentes, bem como saberem como responder em algumas situações de emergência que podem ocorrer em ambientes naturais.

Módulo 4: Liderando Atividades de Aventura

Nesse módulo os participantes aprenderão as técnicas e os procedimentos necessários para atuarem como Líderes em frente ao grupo que estejam conduzindo em Atividades de Aventura, tais como Comportamento, Gestão da Atividade, Gerenciamento de Conflitos e Tomadas de Decisão

OBSERVAÇÕES:

Segurança: Contamos com um Sistema de Gestão da Segurança para a atividade, um Plano de resposta a emergências, equipamentos de primeiros socorros e resgate e toda a equipe é habilitada em primeiros socorros.

Materiais Pessoais: é uma sugestão aos participantes levarem para atividade prática os seguintes materiais:

• Roupas de acordo com a época (frio ou calor);
  • Anorak (Abrigo para chuva ou frio);
  • Boné;
  • Calçado fechado para a trilha;
  • Mochila de média ou grande capacidade para acondicionar equipamentos;
  • Lanterna (preferencialmente de cabeça);
  • Cantil (ou caramanhola, ou Garrafa tipo PET) para água;