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Design

8 semestres




Sobre o Curso

Profissional

Mercado

Desde 2008, o curso de Design da Faculdade Satc vem formando profissionais criativos, inovadores e atualizados com as necessidades do mercado. O curso capacita o acadêmico a desenvolver projetos por meio de metodologias, tais como: identidade visual, embalagem, web design, editoriais, superfície, dentre outros. Assim, para aliar teoria e prática, o curso oferece uma infraestrutura completa de laboratórios, equipados com os softwares necessários para produzir projetos gráficos, estúdio de fotografia, laboratório Pronto 3D, ateliê de arte e muito mais. Além disso, o curso de Design da Satc possui projetos como o LOD – Laboratório de Orientação em Design, o qual insere o aluno no universo profissional e acadêmico do Design, por meio de quatro áreas principais: Mercado de Trabalho, Adequação do Mercado, Design Científico e Institucional.
O designer tem um perfil comunicativo, criativo, artístico e observador. Durante o curso, são estudadas disciplinas como: História da Arte, Semiótica, Tipografia, Ilustração e muitas outras matérias as quais permitem que esse profissional tenha compreensão dos materiais e processos industriais de reprodução gráfica, além de conhecer e utilizar recursos computacionais, para que possa realizar projetos de design.
O designer gráfico pode atuar na área digital, projetando e desenvolvendo interfaces para mídias digitais. Também pode desenvolver embalagens, identidades visuais, fotografia, projetos cerâmicos, design de superfície para a indústria da moda, editoriais, dentre outras atividades voltadas à parte gráfica, projetual, simbólica e funcional de um produto.
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1ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
110104
desenho de observação
60.00
4.00
ob
110103
desenho projetivo
60.00
4.00
ob
110102
fundamentos da linguagem visual
60.00
4.00
ob
110101
história da arte
60.00
4.00
ob
110105
projeto artístico
60.00
4.00
ob

2ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
110204
computação gráfica
60.00
4.00
ob
110202
desenho de perspectiva
60.00
4.00
ob
110201
fundamentos do design
60.00
4.00
ob
110205
projeto gráfico: identidade visual
60.00
4.00
ob
110203
teoria e prática da forma e da cor
60.00
4.00
ob

3ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
110303
comunicação e expressão
60.00
4.00
ob
110301
ergonomia visual
60.00
4.00
ob
110304
estética e história da arte contemporânea
60.00
4.00
ob
110305
projeto gráfico publicitário
60.00
4.00
ob
110205
110302
semiótica
60.00
4.00
ob

4ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
110405
atividades complementares i
30.00
0.00
cp
110402
editoração eletrônica
60.00
4.00
ob
110401
fotografia digital
60.00
4.00
ob
110403
materiais e processos de impressão i
60.00
4.00
ob
110406
optativa - tipografia i
30.00
2.00
op
110404
projeto gráfico: design editorial
120.00
8.00
ob
110305

5ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
110503
design digital
60.00
4.00
ob
110502
materiais e processos de impressão ii
60.00
4.00
ob
110501
modelagem 3d
60.00
4.00
ob
110504
projeto gráfico - design de superfície
120.00
8.00
ob
110404

6ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
110601
introdução à programação web
60.00
4.00
ob
110605
libras - linguagem brasileira de sinais
30.00
2.00
op
110602
multimídia
60.00
4.00
ob
110604
projeto gráfico: web design
120.00
8.00
ob
110504
110603
sociologia
60.00
4.00
ob

7ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
110703
empreendedorismo
30.00
2.00
ob
110702
materiais e processos de fabricação cerâmica
60.00
4.00
ob
110701
modelagem em cerâmica
60.00
4.00
ob
110704
planejamento do tcc
30.00
2.00
ob
110705
projeto gráfico: cerâmica
120.00
8.00
ob
110604

8ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
110806
atividades complementares ii
60.00
0.00
cp
110405
110803
custos industriais
30.00
2.00
ob
110802
gestão ambiental
30.00
2.00
ob
110801
gestão de marketing e do design
60.00
4.00
ob
110808
optativa - pesquisa em design de interação
30.00
2.00
op
110807
optativa - tipografia ii
30.00
2.00
op
110804
tópicos especiais em design
60.00
4.00
ob
110805
trabalho de conclusão de curso
120.00
8.00
ob
110704 110705

Carga Horária

Carga Curricular
Carga complementar
Carga Total
2400
90
2490

Labs

Parcerias

+ informações

DA AVALIAÇÃO E DO RENDIMENTO ACADÊMICO, conforme o Capítulo IV do Regimento da Faculdade SATC

 

Art. 62º. A avaliação do rendimento acadêmico é realizada por componente curricular, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento.

 

Art. 63º. A frequência às aulas e demais atividades acadêmicas, é obrigatória para acadêmicos e docentes, vetado o abono de faltas.

 

  1º. Independentemente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina o acadêmico que não obtenha, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas aulas e demais atividades programadas.

 

  2º. A verificação e registro de frequência são da responsabilidade do docente, e seu controle, para efeito do parágrafo anterior, da Secretaria Acadêmica.

 

  3º O registro de frequência deve ser feito pelo docente no diário on-line em até 1 dia (24 horas) após a data da aula.

 

Art. 64º. O aproveitamento acadêmico é avaliado por meio de acompanhamento contínuo e processual do acadêmico e dos resultados por ele obtidos nas atividades acadêmicas, como provas, trabalhos e pesquisas.

 

  1º. Compete ao docente da disciplina elaborar avaliações, bem como julgar-lhes os resultados.

 

  2º. As avaliações semestrais devem ser em número de no mínimo três por período letivo, sendo no mínimo, uma individual. Constam de trabalhos de avaliação, trabalho de pesquisa, provas e outras formas de verificação previstas no plano de ensino da disciplina.

 

  3º. Na realização das avaliações, os três últimos acadêmicos deverão sair juntos da sala de prova.

 

  4º. Os horários de início e final de avaliação deverão constar no cabeçalho da mesma.

 

  5º. O acadêmico que por qualquer motivo deixar de realizar uma das avaliações semestrais poderá realizar a N-1 para recuperar sua nota. A N-1 deve ser realizada, obrigatoriamente, na 20ª semana de aula, sendo este considerado um dia letivo normal.

 

  1. N-1 deverá contemplar todo o conteúdo do semestre letivo, ou seja, independentemente da avaliação que deixou de ser feita pelo aluno (1ª, 2ª, ou 3ª), a avaliação N-1 será a mesma.
  2. O resultado desta substituirá automaticamente a nota mais baixa dentre as avaliações semestrais, do mesmo componente curricular, realizadas no período letivo corrente.
  3. No caso de componentes curriculares com aulas práticas, de projetos, de trabalhos de estágio supervisionado, de monografias ou de caráter experimental, em função da não aplicabilidade de provas escritas, terão a recuperação de nota a critério do professor, devendo estar estabelecida no plano de ensino da disciplina.
  4.  Caso o acadêmico não compareça a duas avaliações, o mesmo terá direito a realizar duas provas para recuperar as avaliações não realizadas, denominadas N-1 e N-2. Essas provas serão realizadas na mesma data e período da aula referente à disciplina. Cada uma delas deverá contemplar o conteúdo de todo semestre.
  5. A realização da N-2 está condicionada a problemas de saúde, óbito de parentes diretos e compromissos profissionais extraordinários. Nas duas primeiras situações – saúde e óbito – o aluno está dispensado do pagamento de taxa. Porém, deverá procurar a secretaria do curso, munido do respectivo atestado, para obter uma carta, assinada pelo coordenador, que defere (ou não) seu pedido de realização de N-2. No caso de realização da N-2 devido a compromissos profissionais, o aluno deve, além de obter o deferimento junto à secretaria do curso, se dirigir à secretaria acadêmica para retirar a guia de recolhimento, no valor de R$ 50,00, devendo ser paga na tesouraria da instituição.
  6. Para os casos em que o aluno apresentar atestados fraudulentos ou mesmo não justificar sua ausência na 2ª prova, não será permitida a realização da N-2.
  7. O acompanhamento das situações descritas nos itens ‘e’ e ‘f’ deve ser feito pelo professor, no dia da aplicação das provas N-1 e N-2, onde o aluno deve apresentar, obrigatoriamente, a carta de deferimento.
  8. Casos omissos referentes à recuperação de nota deverão ser tratados diretamente com a coordenação do curso e professor da disciplina.

 

Art. 65º. A cada avaliação deverá ser atribuída uma nota, expressa em grau numérico de zero a dez.

 

  1º. Atribui-se nota 0 (zero) ao acadêmico que deixar de se submeter à verificação prevista na data fixada, bem como ao que nela se utilizar de meio fraudulento: cola e plágio.

 

  2º. Ao acadêmico que usar de meio fraudulento é vetado a utilização da N-1 para a recuperação da nota da referida avaliação.

 

  3º. Ao acadêmico que, na oportunidade de elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC), utilizar, no todo ou em parte, de transcrições, imagens, gráficos, vídeos, animações ou figuras de outros autores sem citar sua origem, configura a prática de plágio. A constatação de plágio no TCC acarreta a reprovação automática, desconsiderando os demais conteúdos desenvolvidos de forma autoral.

 

Art. 66º. No prazo de 15 (quinze) dias a contar da sua aplicação, a correção das provas e trabalhos deverá ser objeto de comentário em sala de aula, no qual se esclareçam a solução das questões e os critérios de avaliação, oportunizando assim a recuperação paralela de conteúdos.

 

Art. 67º. O docente deverá, no prazo do artigo anterior, publicar no diário on-line o resultado da correção das provas e trabalhos.

 

Art. 68º. O docente deverá devolver aos acadêmicos todas as provas e trabalhos semestrais realizados no semestre letivo.

 

 1º. A devolução das provas semestrais ou trabalhos acadêmicos deverá ser feita pelo docente, no prazo máximo de 48 horas antes da realização da N-1.

 

 2º. Impossibilitada a devolução das avaliações aos acadêmicos, no prazo estabelecido no § 1º, o docente deverá entregá-las aos respectivos Departamentos de Cursos onde ficarão à disposição dos acadêmicos até o 30º (trigésimo) dia do semestre letivo subsequente, quando serão destruídas.

 

Art. 69º. As notas das provas e trabalhos semestrais deverão ser publicadas no diário on-line no prazo máximo no prazo máximo de 48 horas antes da realização da N-1.

 

Art. 70°. A média final do acadêmico em cada disciplina, verificada ao término do período letivo, será a média aritmética simples entre as notas das avaliações semestrais.

 

Art. 71º. Atendida em qualquer caso a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades acadêmicas:

I.       é aprovado o acadêmico que obtiver média semestral maior ou igual à média aritmética 6,0 (seis) das notas das atividades acadêmicas semestrais;

II.      caso o acadêmico tenha obtido média semestral inferior à média aritmética 6,0 (seis) o mesmo será considerado reprovado na disciplina.

 

Art. 72º. O Acadêmico reprovado por não ter alcançado, seja a frequência, sejam as notas mínimas exigidas, repetirá a disciplina, sujeitando-se na repetência às mesmas exigências de frequência e de aproveitamento estabelecidas neste Regimento.

Art. 73º. A revisão da N-1 pode ser solicitada no departamento do curso, dentro do prazo de 48 horas após a publicação das notas no site da Faculdade, não sendo aceitos pedidos posteriores à data-limite.

  1º. A mesma será feita por banca constituída por 2 (dois) professores, além do Coordenador do Curso, sendo vetada a participação de acadêmicos durante a revisão .

  2º. A resposta aos pedidos de revisão deve ser retirada na secretaria.

  3º. Ao efetuar o pedido de revisão da N-1 o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa de revisão.

  4º. Não serão fornecidos originais ou cópias das provas N-1.

 

Art. 74º. Os casos omissos a esse Capítulo serão tratados por resoluções específicas de cada curso, obedecendo à legislação vigente.

CEART

É um espaço de experimentação de possibilidades gráficas que conta com estrutura para trabalho em xilogravura, serigrafia, pintura e desenho.

 

MAC LAB

Laboratório de tecnologia Apple para desenvolvimento de projeto gráfico.

 

Estúdio fotográfico

Estúdio profissional de fotografia.

Contato Coordenação

Recepção Geral

(48) 3431-7500

Atendimento:

De 2ª a 6ª, das 7h às 22h

Sábado, das 7h30 às 11h30

Secretaria Geral

(48) 3431-7502 | 3431-7503

secretaria@satc.edu.br

Atendimento:

De 2ª a 6ª, das 7h30 às 21h45

Sábado, das 8h às 11h30

Coordenação

Solange Silverio Bianchini

Secretaria de departamento

Ronaldo Pavanati Junior

(48) 3431.7545

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