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Manutenção Industrial

7 semestres




Sobre o Curso

Profissional

Mercado

As máquinas se tornaram o elemento central no setor econômico e estão cada vez mais inovadoras. Por isso, o curso de Tecnologia em Manutenção Industrial da Faculdade Satc forma profissionais preparados para pesquisar e desenvolver projetos que solucionem problemas tecnológicos dentro das indústrias.

O curso tem como objetivo preparar o aluno para atuar em todo tipo de empresa, propondo aulas teóricas e práticas. Assim, para que os acadêmicos ingressem no mercado de trabalho, no final de cada módulo é entregue um certificado intermediário, possibilitando oportunidades de emprego antes do término da faculdade.
O profissional em Manutenção Industrial apresenta capacidade de reconhecer problemas e solucioná-los, tem amplo conhecimento científico e interesse em desenvolver projetos. Durante o curso, são estudadas disciplinas como: Matemática, Robótica, Desenho Técnico, Eletrônica e outros conteúdos que desenvolvem habilidades para que o profissional encontre a melhor forma de resolver problemas relacionados ao seu dia a dia.
O profissional estará habilitado a intervir nos processos produtivos e organizacionais que tornem a empresa mais ágil, eficiente e produtiva, podendo vir a trabalhar em indústrias têxteis, químicas, mineração, metal mecânicas, eletromecânicas, alimentos, cerâmica e plástico.
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1ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
120105
comunicação e expressão
35.00
2.00
ob
120103
física aplicada
70.00
4.00
ob
120101
informática
35.00
2.00
ob
120102
introdução a manutenção industrial
35.00
2.00
ob
120108
matemática i
70.00
4.00
ob
120107
metodologia científica e da pesquisa i
35.00
2.00
ob
120106
probabilidade e estatística
35.00
2.00
ob
120104
qualidade de vida e saúde
35.00
2.00
ob

2ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
120202
desenho tecnico - cad
70.00
4.00
ob
120203
eletronica i
35.00
2.00
ob
120201
manutencao mecanica i
70.00
4.00
ob
120204
matemática ii
70.00
4.00
ob
120108
120207
mecanica dos fluidos
35.00
2.00
ob
120103
120206
medidas eletricas
35.00
2.00
ob
120205
metrologia dimensional
35.00
2.00
ob

3ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
120301
higiene e seguranca do trabalho
35.00
2.00
ob
120304
manutencao mecanica ii
70.00
4.00
ob
120201
120302
maquinas termicas i
35.00
2.00
ob
120103
120306
processos de fabricacao i
70.00
4.00
ob
120303
refrigeracao
35.00
2.00
ob
120103
120305
resistencia dos materiais
70.00
4.00
ob
120307
tecnologia de materiais i
35.00
2.00
ob

4ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
120406
atividades complementares i
35.00
0.00
cp
120401
cad/cam
70.00
4.00
ob
120202
120402
elementos de maquinas
70.00
4.00
ob
120305
120403
maquinas termicas ii
70.00
4.00
ob
120302
120405
processos de fabricacao ii
70.00
4.00
ob
120306
120404
tecnologia dos materiais ii
70.00
4.00
ob
120307

5ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
120506
acionamentos eletricos
35.00
2.00
ob
120206
120503
eletronica ii
70.00
4.00
ob
120203
120501
gestao ambiental
35.00
2.00
ob
120504
instalações elétricas
70.00
4.00
ob
120505
maquinas eletricas
70.00
4.00
ob
120206
120502
pneumatica e hidraulica i
70.00
4.00
ob
120207

6ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
120607
atividades complementares ii
70.00
0.00
cp
120406
120602
automacao industrial
70.00
4.00
ob
120503
120606
libras - linguagem brasileira de sinais
35.00
2.00
op
120603
manutencao eletrica
70.00
4.00
ob
120506
120604
manutencao eletronica
70.00
4.00
ob
120503
120601
pneumatica e hidraulica ii
70.00
4.00
ob
120502
120605
robotica
70.00
4.00
ob
120503

7ª fase

Código
Componente Curricular
CH
Créditos
Característica
Pré-requisito
120701
empreendedorismo
35.00
2.00
ob
120709
estágio
350.00
4.00
ob
120702
gerenciamento da manutencao
70.00
4.00
ob
120304 120603 120604
120703
gestao da qualidade
35.00
2.00
ob
120706
gestao de recursos humanos
35.00
2.00
ob
120704
metodologia cientifica e da pesquisa ii
35.00
2.00
ob
120107
120710
orientação de tcc
35.00
2.00
ob
120707
planejamento e gerenciamento de projetos
70.00
4.00
ob
120705
sistema flexivel de manufatura
35.00
2.00
ob
120405
120708
trabalho de conclusão de curso
140.00
0.00
ob
120607

Carga Horária

Carga Curricular
Carga complementar
Carga Total
2940
105
3045

Labs

Parcerias

+ informações

DA AVALIAÇÃO E DO RENDIMENTO ACADÊMICO, conforme o Capítulo IV do Regimento da Faculdade SATC

 

Art. 62º. A avaliação do rendimento acadêmico é realizada por componente curricular, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento.

 

Art. 63º. A frequência às aulas e demais atividades acadêmicas, é obrigatória para acadêmicos e docentes, vetado o abono de faltas.

 

  1º. Independentemente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina o acadêmico que não obtenha, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas aulas e demais atividades programadas.

 

  2º. A verificação e registro de frequência são da responsabilidade do docente, e seu controle, para efeito do parágrafo anterior, da Secretaria Acadêmica.

 

  3º O registro de frequência deve ser feito pelo docente no diário on-line em até 1 dia (24 horas) após a data da aula.

 

Art. 64º. O aproveitamento acadêmico é avaliado por meio de acompanhamento contínuo e processual do acadêmico e dos resultados por ele obtidos nas atividades acadêmicas, como provas, trabalhos e pesquisas.

 

  1º. Compete ao docente da disciplina elaborar avaliações, bem como julgar-lhes os resultados.

 

  2º. As avaliações semestrais devem ser em número de no mínimo três por período letivo, sendo no mínimo, uma individual. Constam de trabalhos de avaliação, trabalho de pesquisa, provas e outras formas de verificação previstas no plano de ensino da disciplina.

 

  3º. Na realização das avaliações, os três últimos acadêmicos deverão sair juntos da sala de prova.

 

  4º. Os horários de início e final de avaliação deverão constar no cabeçalho da mesma.

 

  5º. O acadêmico que por qualquer motivo deixar de realizar uma das avaliações semestrais poderá realizar a N-1 para recuperar sua nota. A N-1 deve ser realizada, obrigatoriamente, na 20ª semana de aula, sendo este considerado um dia letivo normal.

 

  1. N-1 deverá contemplar todo o conteúdo do semestre letivo, ou seja, independentemente da avaliação que deixou de ser feita pelo aluno (1ª, 2ª, ou 3ª), a avaliação N-1 será a mesma.
  2. O resultado desta substituirá automaticamente a nota mais baixa dentre as avaliações semestrais, do mesmo componente curricular, realizadas no período letivo corrente.
  3. No caso de componentes curriculares com aulas práticas, de projetos, de trabalhos de estágio supervisionado, de monografias ou de caráter experimental, em função da não aplicabilidade de provas escritas, terão a recuperação de nota a critério do professor, devendo estar estabelecida no plano de ensino da disciplina.
  4.  Caso o acadêmico não compareça a duas avaliações, o mesmo terá direito a realizar duas provas para recuperar as avaliações não realizadas, denominadas N-1 e N-2. Essas provas serão realizadas na mesma data e período da aula referente à disciplina. Cada uma delas deverá contemplar o conteúdo de todo semestre.
  5. A realização da N-2 está condicionada a problemas de saúde, óbito de parentes diretos e compromissos profissionais extraordinários. Nas duas primeiras situações – saúde e óbito – o aluno está dispensado do pagamento de taxa. Porém, deverá procurar a secretaria do curso, munido do respectivo atestado, para obter uma carta, assinada pelo coordenador, que defere (ou não) seu pedido de realização de N-2. No caso de realização da N-2 devido a compromissos profissionais, o aluno deve, além de obter o deferimento junto à secretaria do curso, se dirigir à secretaria acadêmica para retirar a guia de recolhimento, no valor de R$ 50,00, devendo ser paga na tesouraria da instituição.
  6. Para os casos em que o aluno apresentar atestados fraudulentos ou mesmo não justificar sua ausência na 2ª prova, não será permitida a realização da N-2.
  7. O acompanhamento das situações descritas nos itens ‘e’ e ‘f’ deve ser feito pelo professor, no dia da aplicação das provas N-1 e N-2, onde o aluno deve apresentar, obrigatoriamente, a carta de deferimento.
  8. Casos omissos referentes à recuperação de nota deverão ser tratados diretamente com a coordenação do curso e professor da disciplina.

 

Art. 65º. A cada avaliação deverá ser atribuída uma nota, expressa em grau numérico de zero a dez.

 

  1º. Atribui-se nota 0 (zero) ao acadêmico que deixar de se submeter à verificação prevista na data fixada, bem como ao que nela se utilizar de meio fraudulento: cola e plágio.

 

  2º. Ao acadêmico que usar de meio fraudulento é vetado a utilização da N-1 para a recuperação da nota da referida avaliação.

 

  3º. Ao acadêmico que, na oportunidade de elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC), utilizar, no todo ou em parte, de transcrições, imagens, gráficos, vídeos, animações ou figuras de outros autores sem citar sua origem, configura a prática de plágio. A constatação de plágio no TCC acarreta a reprovação automática, desconsiderando os demais conteúdos desenvolvidos de forma autoral.

 

Art. 66º. No prazo de 15 (quinze) dias a contar da sua aplicação, a correção das provas e trabalhos deverá ser objeto de comentário em sala de aula, no qual se esclareçam a solução das questões e os critérios de avaliação, oportunizando assim a recuperação paralela de conteúdos.

 

Art. 67º. O docente deverá, no prazo do artigo anterior, publicar no diário on-line o resultado da correção das provas e trabalhos.

 

Art. 68º. O docente deverá devolver aos acadêmicos todas as provas e trabalhos semestrais realizados no semestre letivo.

 

 1º. A devolução das provas semestrais ou trabalhos acadêmicos deverá ser feita pelo docente, no prazo máximo de 48 horas antes da realização da N-1.

 

 2º. Impossibilitada a devolução das avaliações aos acadêmicos, no prazo estabelecido no § 1º, o docente deverá entregá-las aos respectivos Departamentos de Cursos onde ficarão à disposição dos acadêmicos até o 30º (trigésimo) dia do semestre letivo subsequente, quando serão destruídas.

 

Art. 69º. As notas das provas e trabalhos semestrais deverão ser publicadas no diário on-line no prazo máximo no prazo máximo de 48 horas antes da realização da N-1.

 

Art. 70°. A média final do acadêmico em cada disciplina, verificada ao término do período letivo, será a média aritmética simples entre as notas das avaliações semestrais.

 

Art. 71º. Atendida em qualquer caso a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades acadêmicas:

I.       é aprovado o acadêmico que obtiver média semestral maior ou igual à média aritmética 6,0 (seis) das notas das atividades acadêmicas semestrais;

II.      caso o acadêmico tenha obtido média semestral inferior à média aritmética 6,0 (seis) o mesmo será considerado reprovado na disciplina.

 

Art. 72º. O Acadêmico reprovado por não ter alcançado, seja a frequência, sejam as notas mínimas exigidas, repetirá a disciplina, sujeitando-se na repetência às mesmas exigências de frequência e de aproveitamento estabelecidas neste Regimento.

Art. 73º. A revisão da N-1 pode ser solicitada no departamento do curso, dentro do prazo de 48 horas após a publicação das notas no site da Faculdade, não sendo aceitos pedidos posteriores à data-limite.

  1º. A mesma será feita por banca constituída por 2 (dois) professores, além do Coordenador do Curso, sendo vetada a participação de acadêmicos durante a revisão .

  2º. A resposta aos pedidos de revisão deve ser retirada na secretaria.

  3º. Ao efetuar o pedido de revisão da N-1 o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa de revisão.

  4º. Não serão fornecidos originais ou cópias das provas N-1.

 

Art. 74º. Os casos omissos a esse Capítulo serão tratados por resoluções específicas de cada curso, obedecendo à legislação vigente.

Contato Coordenação

Recepção Geral

(48) 3431-7500

Atendimento:

De 2ª a 6ª, das 7h às 22h

Sábado, das 7h30 às 11h30

Secretaria Geral

(48) 3431-7502 | 3431-7503

secretaria@satc.edu.br

Atendimento:

De 2ª a 6ª, das 7h30 às 21h45

Sábado, das 8h às 11h30

Coordenação

Joeci Casagrande

Secretária de departamento

Suelen Duarte Demétrio

(48) 3431.7576

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