instagram satc twitter satc facebook satc linkedin da satc canal do youtube satc
Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

CARTA ABERTA À FAMÍLIA SATC

Caros alunos, famílias, colaboradores e comunidade

 

Há mais de 40 dias iniciamos um processo de distanciamento totalmente atípico em nossas vidas. Temos refletido sobre como essas medidas têm nos afetado e quantas dúvidas e angústias surgiram. Recebemos diariamente e-mails, mensagens e ligações por parte de vocês, nossos alunos e familiares, e acreditem tentamos, na medida do possível, ler todos e principalmente encontrar as respostas.

 

Por isso fizemos questão de escrever esta carta que, de forma transparente e franca, fala deste momento, detalhando nossa posição e nossos procedimentos, para que de alguma forma vocês também nos entendam.

 

Hoje, mais do que nunca, estamos vivendo um desafio que está nos afetando de diferentes maneiras. Nós, Satc, estamos (re) aprendendo. Depois de 60 anos atuando presencialmente, tivemos que nos reorganizar prontamente para que todas as nossas atividades não fossem paralisadas, necessitando atender a um sistema complexo que caracteriza nossa Instituição que vai desde o Infantil até a Pós-graduação.

 

Estamos acompanhando nossos colaboradores, professores e alunos continuamente e assessorando para dar andamento às atividades desempenhadas por cada um. Temos aprendido muito e estamos tentando corrigir diariamente nossas falhas.

 

São diversos os papéis da educação remota. Mobilizar professores, alunos e famílias não tem sido uma tarefa fácil. Sabemos da incansável dedicação de todos os professores e equipe pedagógica com o propósito de seguir ensinando, amparando e principalmente sendo um aporte para que, de alguma forma, a vida siga, mantendo uma rotina de normalidade mesmo diante dessa situação atípica. Agradecemos a todos os educadores. Entendemos que mesmo diante dos desafios apresentados, vocês têm sido um exemplo de superação.

 

Em relação as aulas remotas seguiremos as recomendações dos Mistérios da Saúde e da Educação e o Decreto Estadual, que prevê a impossibilidade de retomada das aulas presenciais até dia 1º de junho. Lembrando que esta não é uma escolha nossa, é uma situação excepcional e de risco, que exige que sigamos todas as recomendações para garantir a saúde e a proteção de todos nós.

Com certeza um dos pontos que mais gera dúvidas por parte dos nossos alunos, pais e familiares é sobre a manutenção das mensalidades. Há um movimento por parte da Sociedade, que imagina que a não realização de aulas presenciais poderia significar uma redução expressiva dos nossos custos. Porém, nossas despesas permanecem praticamente inalteradas. A maior parte dos nossos custos diz respeito a salários e encargos. Hoje, são 547 famílias que estão ligadas à Satc. Não excluímos e nem reduzimos o salário de nenhum colaborador do nosso quadro profissional e esperamos seguir nesse formato. Estamos zelando pelo emprego de todos e vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para continuar zelando. Além disso, tivemos custos extras em decorrência da necessidade de promover as aulas remotas.

 

Suspendemos as cobranças de atividades que tivemos a possibilidade de reduzir os custos.

 

Neste período, a Satc não parou. E não estamos falando apenas no campo da educação. Continuamos realizando nosso papel de estar presente na Sociedade. Doamos cestas básicas para famílias de alunos carentes; já produzimos 500 protetores faciais para doação à hospitais e profissionais da saúde que lidam com as vítimas do novo coronavírus (Covid-19); e seguimos trabalhando no protótipo de um respirador artificial para auxiliar a demanda dos hospitais da região.

 

Cientes de que esse impacto afeta cada família de uma maneira diferente, reforçamos que estamos em nossos canais de comunicação prontos para realizar um atendimento especializado. Analisaremos individualmente cada situação para juntos encontramos a melhor forma de permanecermos juntos. Nosso principal objetivo é evitar que nossos alunos abram mão de seus estudos.

 

A Satc seguirá com o seu compromisso de transformar a sociedade por meio da educação. Não vamos medir esforços para entregar o que temos de melhor, mesmo que de forma alternativa. Um novo mundo está surgindo e precisamos, mais do que nunca, estar conectados às pessoas e é com vocês que contamos para seguir adiante.

 

Fernando Luiz Zancan
Diretor Executivo

Print Friendly, PDF & Email
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppCopy LinkFacebook MessengerEmail